AS OPERADORAS CDMA2000 DA ÍNDIA QUEBRAM NOVO RECORDE EM CRESCIMENTO DE ASSINANTE

1,59 Milhões de Assinantes CDMA foram adicionados em julho de 2006; a Base Acumulada de Assinantes CDMA na Índia Atingiu 35,2 Milhões

NOVA DELHI, 28 agosto de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que as operadoras CDMA2000® da Índia adicionaram o número sem precedentes de 1,59 milhões de assinantes no mês de julho de 2006. Isso eleva o número total de assinantes CDMA wireless para 35,2 milhões. A tecnologia CDMA2000 é responsável por 30 por cento de toda a base de assinantes wireless do país. A Tata Teleservices e a Reliance Telecom, as duas maiores operadoras CDMA2000 da Índia, têm 11 milhões e 21,1 milhões de assinantes respectivamente. Isso representa aproximadamente 12% do total de 275 milhões de usuários de CDMA2000 do mundo.

"O CDG tem prazer em testemunhar o rápido crescimento dos assinantes CDMA2000 na Índia. É um testemunho do valor oferecido pelos serviços CDMA2000 aos seus usuários," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A tecnologia CDMA2000 está provando ser a mais econômica, flexível e poderosa plataforma para atender a demanda da Índia por serviços diferenciados com uma grande variedade de aparelhos, serviços e tarifas oferecidas pelas operadoras."

Grande parte do crescimento de assinantes pode ser atribuída à introdução agressiva por parte das operadoras CDMA de aparelhos altamente funcionais e a preços acessíveis e aos atraentes planos de serviço oferecidos aos consumidores e empresas. Na primeira metade de 2006, fabricantes líderes de telefones móveis introduziram mais de 20 aparelhos no mercado. Os mais populares entre eles incluem o Motorola V3c RAZR; o telefone básico ZTE C-150; o Samsung Wideo, o primeiro telefone CDMA de tela larga multimídia da Índia; o Samsung Hero, com recursos de monitoramento móvel antifurto; o Motorola A840, o primeiro telefone WorldMode(tm) (GSM/GPRS @ 900/1800 MHz e CDMA2000 1X @ 800/1900 MHz) a ser introduzido no mercado da Índia; e o Axesstel (AMEX: AFT) P830, o primeiro telefone wireless fixo com um receptor de rádio FM.

A tecnologia CDMA2000 oferece diversas vantagens, incluindo padrões abertos, interoperabilidade, economias de escala, aparelhos de preço acessível, módulos de identificação do usuário removíveis (R-UIM), roaming global permanente, soluções pós e pré-pagas e uma grande seleção de serviços de valor agregado valiosos e versáteis.

Em quase todos os mercados as operadoras irão eventualmente precisar implantar a tecnologia 3G para suportar as crescentes demandas por voz e serviços de dados de alta velocidade por parte dos consumidores e empresas. Esses serviços irão exigir grandes larguras de banda para assegurar capacidade suficiente, taxa de transferência de dados e uma experiência satisfatória para os usuários finais. A CDMA possui pelo menos dois a três anos de dianteira sobre outras tecnologias wireless na prestação desses importantes serviços.

Mais informações sobre aparelhos CDMA2000 estão disponíveis no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 164 operadoras em 72 países, incluindo 41 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, há mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne (tm), TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos Editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.