O SETOR DE CDMA ESTÁ PRONTO PARA ATENDER DE IMEDIATO AS FUTURAS NECESSIDADES DO MERCADO

CDG e 3GPP2 Unidas para serem as primeiras a oferecer a Tecnologia de Banda Ultra-Larga Móvel

COSTA MESA, Califórnia, 15 de agosto de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) e o Third Generation Partnership Project 2 (3GPP2) anunciaram hoje que a colaboração entre eles já alcançou diversos pontos chaves na definição e desenvolvimento de uma tecnologicamente sólida e bem planejada evolução de suas especificações da tecnologia CDMA2000®.

Um Documento de Requisitos do Sistema (SRD) para a próxima evolução de interface aérea da CDMA2000 foi aprovado pelo 3GPP2 em maio de 2006. Esses requisitos foram desenvolvidos em estreita cooperação com operadoras-membro do CDG (Parceiras de Representação no Mercado do 3GPP2) e outros representantes chave do setor para assegurar que as necessidades futuras do mercado sejam totalmente atendidas pelas especificações resultantes. De acordo com esse Documento, com o uso de larguras de banda escalonáveis de até 20 MHz, os picos de taxas de transferência no link direto e no link reverso serão capazes de atingir 500 Mbps e 150 Mbps em ambiente fixo e até 100 Mbps e 50 Mbps em ambiente móvel, respectivamente. O documento de requisitos do sistema também definiu as exigências para maior qualidade e capacidade de voz, alcance da cobertura do celular, alocações flexíveis do espectro, intercâmbio de tecnologias e latência reduzida do sistema para VoIP e para serviços de pacotes de multimídia avançados. Um dos objetivos primordiais no desenvolvimento dessas especificações é o de reduzir o CAPEX (gastos de capital) e o OPEX (gastos de operação) das operadoras, incorporando novas e avançadas tecnologias wireless na arquitetura do mais avançado sistema 3GPP2 do setor.

Também foi alcançado um progresso significativo no desenvolvimento de uma interface aérea mais avançada para a próxima evolução do padrão CDMA2000. No encontro 3GPP2 em Montreal este mês, o grupo de trabalho representando o Technical Specification Group C (TSG-C) chegou a um acordo quanto à definição de um framework comum para operações de FDD (Duplexação por Divisão de Freqüência) com base na avaliação e harmonização de várias propostas de interface aérea submetidas ao 3GPP2. Este acordo de framework comum foi baseado em uma proposta de framework consolidada, apresentada pela China Unicom, Huawei Technologies, KDDI, LG Electronics, Lucent Technologies, Motorola, Nortel, QUALCOMM Incorporated, RITT, Samsung Electronics e ZTE Corporation. O framework emprega OFDMA (Acesso Multiplex para Divisão de Freqüência Ortogonal) no link direto e suporta diversas técnicas avançadas de antena, incluindo, MIMO (Múltiplo Input e Múltiplo Output) e SDMA (Acesso Múltiplo por Divisão Espacial). O link reverso emprega transmissões semi-ortogonais baseadas em OFDMA, juntamente com LS-OFDMA. O link reverso também suporta transmissões para controle e para tráfego de baixa taxa e baixa latência. O 3GPP2 TSG-C já iniciou o processo para refinar e melhorar este framework no futuro. Especificações técnicas detalhadas deverão estar concluídas no início do segundo trimestre de 2007.

Perry LaForge, diretor executivo do CDG comentou: “A maneira rápida pela qual o 3GPP2 foi capaz de chegar a um acordo sobre as exigências e o framework para as especificações da recém-desenvolvida “banda ultra-larga móvel” demonstra a natureza cooperativa e a capacidade de atender rapidamente, com as mais modernas tecnologias, às demandas do mercado."

"Operadoras móveis em todo o mundo implantaram redes móveis 3G, prestando bom atendimento a mais de 250 milhões de assinantes, com base nas especificações 3GPP2”, declarou o Dr. Y.K. Kim, Presidente do Comitê Geral do 3GPP2. "Essas operadoras estão agora aguardando os próximos grandes avanços do 3GPP2 em tecnologias de comunicações móveis para que possam atender as necessidades de mercado de seus usuários”.

O comitê específico para tratar da Promoção da Evolução da Tecnologia do Comitê Geral 3GPP2 concluiu uma TEF (Technology Evolution Framework – Esquema de Evolução Tecnológica) que está no estágio final de aprovação. O TEF descreve a estratégia de evolução da CDMA2000 para além de 2010 e trata de recursos do sistema de ponta a ponta. O TEF é baseado em avanços projetados para várias tecnologias wireless e tecnologias de rede para os próximos 10 anos. Esses avanços incluem a evolução dos aparelhos móveis, melhorias na interface aérea de rádio para transportar pacotes IP em velocidades sempre crescentes e permitir total mobilidade em comunicação de voz e dados através de tipos heterogêneos e em constante evolução de redes de acesso de rádio.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 162 operadoras CDMA2000 em 72 países, incluindo 38 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 250 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, há mais de 300 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne (tm), TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 foram introduzidos no mercado, incluindo 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site da CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Sobre 3GPP2
O Third Generation Partnership Project 2 é um projeto de cooperação para definição de especificações de telecomunicações de Terceira Geração (3G - Third Generation)abrangendo interesses norte-americanos e asiáticos. As cinco organizações membros do Third Generation Partnership Project 2, que são Organizações de Desenvolvimento de Padrões reconhecidos nacionalmente, são: Association of Radio Industries and Businesses (ARIB) - Japão, China Communications Standards Association (CCSA) - China, Telecommunications Industry Association (TIA) - EUA, Telecommunications Technology Association (TTA) – Coréia e Telecommunication Technology Committee (TTC) - Japão. Para mais informações sobre 3GPP2, entre em contato com Henry Cuschieri da Administração da 3GPP2 pelo telefone + 1-703-907-7497, ou envie um e-mail para secretariat@3gpp2.org ou visite o website da 3GPP2 no endereço www.3gpp2.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.