OS INVESTIMENTOS EM REDES GLOBAIS CDMA2000 SE APROXIMARAM DE US$1 BILHÃO NOS ÚLTIMOS DOIS MESE

Os investimentos em redes globais CDMA2000 irão atingir US$13 Bilhões até o fim de 2006

COSTA MESA, Califórnia, 9 de agosto de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que nos últimos dois meses os investimentos das operadoras de todo o mundo em redes CDMA2000®, de acordo com dados publicados, se aproximou de US$1 bilhão. O CDG também informou que de acordo com vários analistas, até o fim de 2006 as operadoras de todo o mundo terão investido até US$13 bilhões em redes CDMA2000 que exigem menos estações base do que outras tecnologias wireless, que fornecem coberturas equivalentes. Estatísticas complementares estão disponíveis no boletim informativo sobre tendências do mercado, recentemente publicado no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

"Baseado apenas nos números dos investimentos em infra-estrutura, a CDMA2000 provou ser capaz de gerar bilhões de dólares em retorno de investimento”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Com seus dois-três anos de liderança em relação às tecnologias concorrentes para implantação de serviços de próxima geração, esses investimentos em CDMA2000 estão abrindo os horizontes em direção à otimização da tecnologia de telecomunicações wireless em todo o mundo”.

Nos últimos dois meses, diversas operadoras anunciaram seus planos de continuar a investir em suas redes CDMA2000. Em 14 de junho, a SkyLink da Rússia anunciou que iria investir mais de US$100 milhões para construir sua rede CDMA450 federal. Em 27 de junho, a Verizon Wireless escolheu a Lucent para implantação da tecnologia CDMA2000 EV-DO Revision A (Rev A) em suas redes em todo o país, em para introduzir um maior alcance em seus serviços de estilo de vida e aumento da produtividade, como por exemplo, o aprimoramento de push-to-talk, transmissão de mensagens, vídeo-telefonia e protocolo Voice over Internet (VoIP). Em 7 de julho, a Tata Teleservices da Índia reservou mais de US$226 milhões para a expansão de sua rede em todo o país para atingir suas áreas rurais. Em 18 de julho, a SK Telecom da Coréia anunciou que iria investir mais de US$200 milhões para aperfeiçoar sua avançada rede CDMA2000. Também em 18 de julho, a Telesystems ucraniana anunciou que iria investir US$180 milhões na implantação de serviços de banda larga CDMA2000 1xEV-DO, para possibilitar aos consumidores e empresas de várias cidades ucranianas, incluindo Kiev, Odessa e Dnipropetrovsk, acesso à Internet e outros serviços de dados fixos/móveis, com velocidades entre 400 kbps e 700 kbps. Em 19 de julho, a Verizon Wireless firmou um acordo de fornecimento com a Nortel para sua nova rede de banda larga EV-DO Rev A. Em 8 de agosto, a Bharat Sanchar Nigam (BSNL) investiu US$120 milhões para estabelecer uma rede fixa de telefones como uma maneira econômica de oferecer conexões telefônicas e à Internet para quase todos os vilarejos da Índia, até o fim do próximo ano.

Quando combinada com investimentos posteriores em tecnologias de rede avançadas baseadas em IP, soluções de programas com valor agregado e conteúdo multimídia, a força da tecnologia CDMA2000 na proliferação de serviços 3G a preços acessíveis se torna evidente. Um caso em pauta se encontra na Índia. A Tata Teleservices está investindo mais de US$500 milhões em seu segmento wireless Pan Indian CDMA2000 em um período de 12 meses para expandir a cobertura para as áreas rurais, suportar um crescimento significativo de assinantes e introduzir novos e inovadores serviços de valor agregado.

De acordo com o Sr. Greg Young, superintendente de redes, de tecnologia e serviços de valor agregado da Tata Teleservices Limited, a "Tata Teleservices continua a desenvolver sua cobertura CDMA2000 para as áreas rurais da Índia. Iniciamos com a implantação de novas estações base CDMA2000 de baixo custo, que utilizam um projeto inovador da ZTE para a redução de custos de capital e operacionais, para atender os mercados rurais. Esse projeto de estação base externa CDMA2000 é especialmente adequado às áreas rurais da Índia já que proporciona uma melhor cobertura e desempenho, ao mesmo tempo em que reduz os custos de implantação e os custos operacionais. É a solução wireless ideal para oferecer voz a preço acessível e serviços de dados sem fio para comunidades rurais pequenas e esparsamente povoadas”.

"O CDMA 2000 e seu caminho de evolução permite às operadoras a atualização a baixo custo de suas redes, visando oferecer serviços avançados e geradores de receita. Isso permitirá que atendam melhor sua base de assinantes, protegendo ainda seus investimentos em redes – o que também proporciona uma vantagem significativa nos planos de comercialização para a comunidade de operadoras CDMA”, comentou Doug Wolff, vice-presidente e superintendente geral da CDMA Nortel.

"Esses anúncios recentes provam que a CDMA2000 oferece um mercado amplo e auto-sustentável com oportunidades de crescimento significativas e um caminho de evolução sólido e sem riscos para o futuro que ajudará as operadoras CDMA a se manterem modernas e atualizadas em comunicações móveis por muitos anos”, declarou Mike Iandolo, presidente da Mobility Access Solutions da Lucent Technologies. "O setor CDMA2000 está bem posicionado para obter contratos adicionais de infra-estrutura neste mercado extremamente competitivo”.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 162 operadoras em 72 países, incluindo 40 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 250 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, há mais de 300 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne (tm), TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Cerca de 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fabricantes foram introduzidos no mercado, incluindo aparelhos 280 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site da CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.