BASE DE CDMA ALCANÇA 150 MILHÕES DE ASSINANTES NO CONTINENTE AMERICANO

Mais de 90 milhões dos usuários da região já têm acesso aos padrões 3G, CDMA2000 1X e 1x EV-DO

COSTA MESA, Califórnia, 8 de setembro de 2005 - O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) divulgou hoje um novo levantamento do número de assinantes CDMA nas Américas. Até junho de 2005, a base de usuários da tecnologia atingiu 149,6 milhões. Na América do Norte, a base de usuários CDMA ultrapassou os 100 milhões de assinantes. Na América Latina a tecnologia possui 49,2 milhões de clientes, com uma média anual de crescimento na ordem de 41%.

"O CDMA é a tecnologia líder no Ocidente com a maior participação de mercado da América do Norte e 25% de market share na América Latina", afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "O CDMA2000(r) é a plataforma para 3G na região. A maioria das operadoras de CDMA já lançaram suas redes CDMA2000 1X e muitas delas já concluíram a evolução para o 1xEV-DO banda larga”, acrescentou o executivo.

Existem 82 operadoras CDMA em 23 países do continente americano, sendo que 56 delas utilizam tecnologias 3G CDMA2000, e 12 operadoras nas Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Guatemala, Porto Rico, Estados Unidos e Venezuela já lançaram o 1xEV-DO. Outras 11 operadoras da região estão em processo de implementação do EV-DO.

As operadoras CDMA2000 nas Américas são líderes em serviços de transmissão de dados em seus respectivos mercados e oferecem diversos serviços avançados como mensagens com foto (MMS), download de áudio e vídeo (incluindo transmissão de TV em tempo real), jogos 3D e outros aplicativos de entretenimento. Em muitos mercados, as operadoras estão utilizando a tecnologia CDMA2000 para fornecer acesso à Internet como uma alternativa ao serviço fixo em banda larga.

Sobre o CDMA2000
O CDMA2000 é de longe a tecnologia 3G mais utilizada, com 144 redes comerciais

CDMA2000, incluindo 22 sistemas CDMA2000 1xEV-DO e mais 54 estão sendo implementados. O CDMA2000 se tornou a tecnologia de escolha para cdmaOne(tm), TDMA, operadoras analógicas e Greenfield e é utilizada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 860 dispositivos CDMA2000 estão disponíveis no mercado.

Mais informações sobre o CDMA2000 1xEV-DO estão disponíveis no site da web do CDG, no endereço www.cdg.org.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 profissionais trabalhando em diversos subcomitês do CDG, em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)