CDMA2000 É A PLATAFORMA LÍDER DE IMPLEMENTAÇÕES 3G NA AMÉRICA LATINA

Já são 42 operadoras espalhadas por 22 países da região que oferecem serviços móveis avançados de 3G para seus clientes

COSTA MESA, CALIFÓRNIA, 25 de outubro de 2005 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou que a América Latina continua a ser a região com maior índice de crescimento da tecnologia CDMA. Aproximadamente, um em cada quatro usuários de telefonia móvel da região, tem acesso à tecnologia CDMA. Isto representa cerca de 50 milhões de clientes CDMA na América Latina atualmente. A base de assinantes continua com crescimento anual médio na ordem de 38%. A projeção do CDG é de que até 2009, a tecnologia detenha 70 milhões dos assinantes de telefonia móvel na continente latino-americano.

“O CDMA2000® foi a primeira tecnologia 3G implementada na América Latina e atualmente, atende mais de 30% dos usuários de CDMA da região”, afirmou Celedonio von Wuthenau, diretor executivo do CDG para América Latina. “O padrão CDMA2000 traz diversas outras funcionalidades, além da qualidade de voz superior. É a plataforma líder na oferta de serviços avançados de dados não só na América Latina, como em todo o mundo”.

A evolução do CDMA2000 oferece vantagens competitivas para as operadoras, em termos de capacidade de transmissão de dados em alta velocidade e melhor relação custo-benefício. Devido à possibilidade de migração para 3G sem mudança de banda, as operadoras tornam-se aptas a implementar o CDMA2000 1X e 1X EV-DO e oferecer serviços de voz avançados, transmissão de dados de alta velocidade em banda larga e serviços multimídia de última geração.

O padrão CDMA2000 1X oferece os melhores serviços de voz disponíveis no mercado wireless, com taxas de transmissão de dados comparáveis às atingidas pelo WCDMA.

Com taxas de transmissão de dados superiores a 2.4 Mbps em um único canal, o 1xEV-DO é a tecnologia de dados mais rápida disponível atualmente e terá uma performance melhor ainda quando a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) for lançada comercialmente em 2006 ou 2007. O padrão CDMA2000 1xEV-DO tem possibilitado que as operadoras aumentem as receitas de dados através de serviços multimídia avançados, inclusive transmissão de TV, download de áudio e jogos em 3D, além de oferecer acesso à Internet em banda larga, sendo que alguma vezes chega a competir com provedores fixos de banda larga. A próxima geração do padrão CDMA2000 – o 1xEV-DO RevA - oferece serviços de VoIP e taxas de transmissão de dados de alta velocidade (3.1 Mbps para download e 1.8 Mbps para upload) possibilitando que as operadoras diferenciem seus serviços ao mesmo tempo que reduzem de forma significativa os custos de tráfego de dados para os usuários finais.

Atualmente, 30 operadoras já migraram para o CDMA2000 na América Latina: destas, 29 utilizam CDMA2000 1X e sete já implementaram o CDMA2000 1xEV-DO. Mais quatro redes de 1X e oito de 1xEV-DO estão em fase de conclusão para serem lançadas na região.

Sobre CDMA
A tecnologia CDMA é utilizada por 193 operadoras em 70 países de todo o mundo. O CDMA2000 é a tecnologia 3G líder mundial em implementações, com 127 redes comerciais de CDMA2000 em 58 países, sendo que 22 sistemas são 1xEV-DO. Existem 186 milhões de usuários CDMA2000 em todo o mundo. O padrão CDMA2000 tem se tornado a tecnologia escolhida para substituir redes de cdmaOne™, TDMA e analógicas, e pode ser implantada em faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 860 aparelhos compatíveis com CDMA2000 já estão disponíveis no mercado. Para mais informações visite www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)