ÍNDIA PASSA A OFERECER CELULARES CDMA MAIS ACESSÍVEIS

Operadoras indianas de CDMA2000, aumentam a oferta de terminais mais modernos por preços acessíveis para a população

English

Costa Mesa, Califórnia — 29 de novembro de 2005 — O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que as operadoras de CDMA da Índia - Reliance Infocomm e Tata Teleservices – passarão a oferecer terminais compatíveis com CDMA2000® e habilitados para transmissão de dados em alta velocidade, com preços mais acessíveis, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo GHRC (Global Handset Requirement for CDMA) – Grupo de Diretrizes para Terminais CDMA . Como parte do objetivo geral de disponibilizar produtos e serviços móveis mais acessíveis aos consumidores que fazem questão de preços baixos, o GHRC procura aumentar a integração das operadoras e dos fabricantes de aparelhos telefônicos, com o objetivo de estabelecer padrões para fabricação de aparelhos mais simples, e conseqüentemente, reduzir o custo e o tempo de lançamento destes terminais no mercado.

“A indústria de CDMA2000 assumiu o compromisso de oferecer o que há de mais moderno em termos de comunicação móvel aos mercados emergentes do mundo”, disse Perry LaForge, diretor executivo do grupo CDG. “Os resultados alcançados pela Índia evidenciam os benefícios que o trabalho da equipe GHRC tem gerado em todo o mundo” .

A equipe GHRC foi criada há um ano e reúne fabricantes de aparelhos CDMA e operadoras de rede, com o objetivo de estabelecer especificações comuns a diversas redes, com a finalidade de otimizar os processos de fabricação e distribuição de telefones celulares. Uma das principais iniciativas da equipe é desenvolver especificações para voz e diversos níveis de funções de dados, para assinantes de planos básicos, nos países em desenvolvimento.

Um exemplo recente do sucesso da iniciativa GHRC, na Índia, é a comercialização da de aparelhos de baixo custo da LG Electronics, por parte da operadora Reliance Infocomm, com o objetivo de oferecer serviços de voz e dados em áreas remotas.

“A Reliance sempre teve o compromisso de prestar serviços avançados de voz e dados em todo o país e, com essa iniciativa de reduzir os custos dos aparelhos, estamos procurando atingir esta promessa”, disse Bhagwan D. Khurana, Presidente de Grupo da Reliance Infocomm. “Nossa liderança no mercado das comunicações da Índia, nos confere a possibilidade de fornecer aos novos assinantes não apenas serviços básicos de voz e dados, como também conteúdo multimídia, como vídeos de música, download de tons de telefone, notícias e resultados de jogos de cricket, muito populares no país”.

A Tata Teleservices lançará em breve seus próprios aparelhos telefônicos, compatíveis com os padrões do GHRC, e com a participação de outros fornecedores, membros do grupo.

“A Tata Teleservices assumiu o compromisso de oferecer produtos e serviços que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos indianos. Com o lançamento do serviço Mobilidade Ininterrupta”, a Tata Teleservices tornou-se pioneira na introdução de serviços avançados em áreas remotas. Nosso público-alvo para este produtoé, sem dúvida, o grande contingente da população do país. Acreditamos que, ao mudar a vida destas pessoas, a Índia pode realmente obter maior desenvolvimento e cada vez mais expansão das comunicações móveis no país”, afirmou Greg Young, diretor de tecnologia da Tata Teleservices Limited.

“A LG Electronics vem fazendo parcerias com provedores de serviços da Índia, para comercializar aparelhos munidos de recursos avançados, com o objetivo de atender à crescente demanda por serviços avançados de telefonia celular neste país”, disse TK Baek, gerente da LG CDMA na Índia. “Temos o compromisso de viabilizar as comunicações móveis em países em desenvolvimento, como a Índia e a China, onde existem grandes oportunidades de crescimento para nossa indústria”.

O padrão CDMA foi lançado em 2002 na Índia, como uma solução de mobilidade com restrições de expansão. Com a introdução das Licenças Unificadas, em 2003, fato que viabilizou a total mobilidade para as operadoras CDMA e removeu os obstáculos à implantação da tecnologia CDMA, a taxa de adoção da tecnologia disparou. Hoje, quase 22 milhões de assinantes de telefonia celular na Índia, utilizam CDMA. As operadoras CDMA do país - Reliance Infocomm, Tata Teleservices e Shyam Telecom - lançaram o padrão CDMA2000, que possibilita a prestação de serviços avançados de voz e dados, além de acesso à Internet de alta velocidade.

Além da LG Electronics, outros fabricantes, como ZTE, Huawei, Samsung e Nokia, comercializam aparelhos de baixo custo no mercado indiano.

CDMA Development Group é uma associação de classe, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover mundialmente o desenvolvimento, a implantação e a utilização das tecnologias CDMA. Entre as mais de 100 empresas associadas ao grupo CDG, destacam-se muitos dos maiores fabricantes de equipamentos e operadoras celulares do mundo. As principais atividades do grupo abrangem desenvolvimento de serviços e recursos CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos de regulamentação e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 pessoas distribuídas entre os vários subcomitês do grupo trabalhando com assuntos relacionados com a tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o grupo CDG, entre em contato com CDG News Bureau, no telefone +1-714-540-1030, ou visite o website da CDG, em www.cdg.org.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)