O PADRÃO CDMA2000 EV-DO REVISÃO B SERÁ LANÇADO NO 1º TRIMESTRE DE 2006

A evolução para o EV-DO Revisão B, aumenta a expansão mundial do CDMA2000, utilizando a infra-estrutura já existente nas operadoras

English

HONG KONG, 16 de novembro, 2005 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que o padrão CDMA2000 EV-DO (Revisão B) deverá ser lançado nos primeiros três meses de 2006. A Revisão B promove o aperfeiçoamento do padrão CDMA2000 1xEV-DO e possibilita aumentos significantes na transmissão de dados, atingindo picos de 73.5 Mbps para downloads e até 27Mbps em uploads

Além de oferecer banda larga móvel para transmissão de dados em alta velocidade, as características da Revisão B melhoram a performance dos aplicativos que ainda sofrem algum tipo de “delay”, como é o caso da VoIP (voz sobre IP), push-to-talk através de aparelhos celulares, vídeo-telefonia e serviços multimídia em geral. Uma vez que diversos aplicativos baseados em IP acontecem em tempo real, o novo padrão também irá dar suporte a comunicações simultâneas de voz, transmissão de dados, além de garantir maior durabilidade das baterias dos aparelhos celulares. A Revisão B preservará os investimentos nas infra-estruturas existentes, já que é compatível com redes CDMA2000 1X, 1xEV-DO Release 0 e 1xEV-DO Revisão A.

“O EV-DO Rev. B será um novo marco nas comunicações móveis, uma vez que capacitará as operadoras a oferecerem os mais modernos recursos em telefonia celular, ao mesmo tempo que diminui os custos de tráfego dados para os usuários finais” afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG.  “As operadoras CDMA estão muito bem posicionadas para conquistarem cada vez mais clientes e alcançarem sucesso no mercado de telefonia móvel de hoje e do futuro”

Os padrões CDMA2000 1x EV-DO, otimizados para transmissão de dados, trouxeram diversos avanços para as tecnologias 3G, como aumento de funcionalidades do sistema, custo mais baixo de tráfego de dados, serviços de dados e voz simultâneos, maior durabilidade da bateria e conexão com todos os domínios baseados em IP (Internet Protocol). O EV-DO foi comercializado a partir de 2002 e, desde então, as operadoras de países desenvolvidos e sub-desenvolvidos têm obtido aumentos consideráveis em sua receitas, causados pela alta utilização de serviços de dados em banda larga móvel. A adoção da tecnologia vem aumentando devido a crescente disponibilidade do EV-DO em todas as regiões do mundo, por preços cada vez mais acessíveis: já existem mais de 150 terminais EV-DO entre telefones, cartões para PC e terminais fixos lançados por 18 fabricantes no mundo inteiro.

O sucesso do 1xEV-DO Release 0, com picos de velocidade de até 2.4 Mbps, demonstra a alta demanda por serviços de banda larga móvel para transmissão de dados via wireless. No início de 2006, as operadoras de CDMA2000 deverão migrar para o 1xEV-DO Rev. A, que permite a transmissão de dados em ate 3.1 Mbps para downloads e 1.8 Mbps no caso de uploads. Com a Revisão A, as operadoras estão aptas a oferecer serviços móveis multimídia, como voz, dados e transmissão de TV em redes IP. A evolução do EV-DO para a Revisão B (também conhecida como DO Multicarrier), deverá começar a partir de 2008 e permitirá às operadoras, uma rápida migração para serviços móveis avançados, utilizando as faixas de freqüência e infra-estrutura já existentes, ou seja, não haverá nenhuma interrupção nos serviços prestados aos usuários finais durante o processo de migração.

As operadoras de CDMA2000 continuarão a atualizar e modernizar suas redes, além de melhorar seus respectivos modelos de negócios para oferecer aos clientes, acesso à banda larga móvel e um amplo portfólio de serviços de dados, vídeo e voz. O objetivo desta estratégia é aumentar as funcionalidades do EV-DO, além das oferecidas pela Rev. B, incluindo uma integração ininterrupta de outras tecnologias wireless, serviços inteligentes e tudo baseado em redes IP. Essa estratégia do CDG será complementada com os esforços para expandir o Mercado de CDMA2000 por meio de roaming global e redução dos preços dos terminais, que segundo as expectativas do CDG, deverão custar menos de US$ 40 em breve.

Sobre o CDMA2000
O padrão CDMA2000 é líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (24 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 59 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 900 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado. Para mais informações, visite www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)