BASE DE ASSINANTES CDMA2000 ALCANÇA 200 MILHÕES DE USUÁRIOS

Estudo sobre o terceiro trimestre de 2005 mostra que mais de 10% dos usuários têm acesso aos serviços 3G do CDMA2000

English

COSTA MESA, Califórnia, 9 de novembro de 2005 — O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a base mundial de usuários CDMA2000® ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários até setembro deste ano. A base de assinantes de 1xEV-DO conquistou 18 milhões de novos usuários. Desta forma, o CDMA2000 continua a consolidar sua posição de liderança em relação ao padrão WCDMA, no que diz respeito a usuários de 3G e banda larga. A base de WCDMA tem 35 milhões de assinantes e as soluções de banda larga proporcionadas pelo padrão, equivalentes ao 1xEV-DO, não estarão comercialmente disponíveis pelo menos até 2006. O CDMA2000 está liderando o crescimento global da tecnologia CDMA cuja base totaliza 286 milhões de usuários, o que representa um aumento de 26% em relação ao último ano. Hoje em dia, aproximadamente 70% dos usuários de CDMA já têm acesso aos serviços 3G.

“O CDMA2000 é a tecnologia móvel de maior sucesso em termos de crescimento e impacto no mercado, da história da indústria de telefonia celular mundial”, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Ao analisar os últimos cinco anos de implementações, percebe-se que o CDMA vem tendo uma expansão muito mais rápida do que qualquer outra tecnologia, inclusive GSM e WCDMA. Além disso, a abrangência da tecnologia atende tanto regiões desenvolvidas como áreas remotas. A tecnologia CDMA2000 consolidou-se como a tecnologia 3G mais bem-sucedida do mundo, uma vez que liderou a indústria durante a evolução para serviços de dados e, atualmente, para serviços de banda larga móvel”, completou o executivo.

A tecnologia CDMA2000 detém 85% do mercado mundial de 3G e conquista cerca de 15 milhões de novos clientes a cada trimestre – três vezes mais do que o WCDMA. Além disso, o padrão está disponível em 61 países de todo o mundo e tem gerado resultados significativos nos mercados onde é implementado. Na Ásia, com 92 milhões de clientes, o padrão detém 12% do market share. Já na América do Norte, a base totaliza 77 milhões de usuários e representa 35% do market share, enquanto na América Latina o padrão já conta com 15 milhões de clientes e possui 7% de participação no mercado.

O CDMA2000 também é líder na comercialização de tecnologias 3G de banda larga. O CDMA2000 1xEV-DO – padrão que alcança as maiores taxas de velocidade de transmissão de dados disponíveis no mercado atualmente - conquistou 2.2 milhões de assinantes nos últimos três meses e 8 milhões no ano passado.

A soma do total de usuários cdmaOne e CDMA2000 mais os 15.5 milhões de clientes adicionados no terceiro trimestre de 2005, totalizam uma base mundial de 285.7 milhões usuários CDMA. Isso representa uma média de 60 milhões de novos usuários conquistados por ano e crescimento médio anual de 26%. A região da Ásia-Pacífico continua sendo a líder, com 125 milhões de usuários CDMA e crescimento anual de 30%. Na América do Norte, o CDMA possui 102.6 milhões de clientes e 48% de participação no mercado de telefonia móvel. Já América Latina e Caribe continuam a ser as regiões com maior índice de crescimento da tecnologia com 53.4 milhões de usuários, crescimento anual de 37% e participação de mercado de 25%.

Segundo projeções do CDG, até o final de 2005, a base de assinantes CDMA vai superar a marca de 300 milhões e o CDMA2000 chegará aos 220 milhões de clientes, sendo que 20 milhões serão usuários de 1xEV-DO. Mais estatísticas sobre CDMA e CDMA2000 podem ser encontradas no site www.cdg.org.

Os líderes da indústria de CDMA2000 irão discutir casos de sucesso e evolução das redes e serviços durante o evento 3G World Congress que acontecerá em Hong Kong de 14 a 18 de novembro. Para mais informações acesse: www.3gcongress.com.

Sobre o CDMA2000:
O padrão CDMA2000 é líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (24 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 59 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 900 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado. Para mais informações, visite www.cdg.org.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)