TECNOLOGIA CDMA ULTRAPASSA MARCA DE 250 MILHOES DE USUÃRIOS

O padrão CDMA2000 conquistou mais de 21 milhões de clientes, consolidando-se como líder na expansão da 3G em todo o mundo

English

COSTA MESA, 23 de maio, 2005 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a tecnologia CDMA obteve expressivo crescimento em todo o mundo durante o primeiro trimestre de 2005, com o registro de 16,4 milhões de novos clientes, atingindo a marca de 256,6 milhões de usuários da tecnologia CDMA em todo o mundo. O aumento foi de 7% nos três primeiros meses de 2005 e de 27% no período de um ano. A média de registro de novos usuários CDMA2000 tem sido em torno de 7 milhões por mês.

“As novas implementações de redes CDMA2000® e a crescente demanda por serviços avançados de dados e novos aplicativos, assim como o lançamento de aparelhos cada vez mais modernos a custos mais baixos, são fatores que têm contribuído para o sucesso do CDMA2000 e da tecnologia CDMA”, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. O executivo acrescentou que o padrão CDMA2000 teve um forte crescimento nos últimos meses e, por isso, a expectativa é de que a base total de CDMA alcance 300 milhões de usuários até o final deste ano.

O padrão CDMA2000 obteve crescimento recorde no primeiro trimestre de 2005 ao conquistar mais de 21 milhões de novos usuários. Este número representa um aumento significativo, se comparado aos 4,6 milhões de novos usuários conquistados no mesmo período do ano passado.

A Ásia continua sendo o continente com maior penetração de tecnologia CDMA, contando com 109,5 milhões de usuários. Durante o primeiro trimestre de 2005, 7,5 milhões de novos usuários foram adicionados à base da região, representando um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2005. A operadora japonesa KDDI e operadoras indianas têm apresentado aumentos nas implementações de redes CDMA 3G e, em conseqüência disto, o padrão CDMA2000 já atinge mais de 76% da base total de usuários CDMA do continente asiático.

A América do Norte registrou aumento de 5,2 milhões de novos usuários nos últimos meses e ultrapassou a marca dos 97 milhões de assinantes até o final de março. A tecnologia CDMA detém atualmente 49% de participação no mercado norte-americano de telefonia móvel. Só o padrão CDMA2000 já é utilizado por mais de 72 milhões de usuários da região.

A América Latina novamente teve o maior índice de expansão de CDMA. Nos primeiros três meses de 2005, a base de usuários registrou crescimento de 8%, ou seja, um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2004, totalizando 45,7 milhões de usuários. Com 37 redes comerciais e mais 8 em fase de implementação, a América Latina é a líder de redes CDMA2000.

As estatísticas sobre CDMA e CDMA2000 estão disponíveis no site www.cdg.org.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)