AUMENTA A EXPANSÃO DA TERCEIRA GERAÇÃO NA ÁSIA

As operadoras asiáticas de CDMA2000 aumentam cada vez mais a oferta de serviços móveis avançados

English

Beijing, China, 29 de junho de 2005 – Durante coletiva de imprensa ontem em Beijing, o CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) falou a respeito do sucesso que as operadoras de CDMA2000 têm atingido no continente asiático, fato que evidencia as diversas oportunidades de negócios que a terceira geração oferece para usuários e operadoras na China. A Ásia é o maior e mais avançado mercado de wireless com cerca de 50% dos usuários de 3G, sendo que 80% desta base é formada por usuários de CDMA2000. As operadoras que utilizam este padrão trazem inovações para a região, uma vez que foram as primeiras a implementar tecnologias avançadas para serviços móveis e, com isso, impulsionaram o lançamento dos mais avançados aparelhos de celular e de serviços inovadores. Devido às funcionalidades de rede e infra-estrutura, as operadoras de CDMA2000 redefiniram os modelos de negócios da indústria wireless trazendo oportunidades de expansão e novos players para a região. O resultado deste processo foi um aumento considerável da base de assinantes e geração de receitas em pouco tempo.

“Existem cerca de 200 milhões de clientes CDMA2000 e WCDMA em todo o mundo, sendo que 83 milhões são usuários de CDMA2000, na Ásia. O CDMA2000 tem revolucionado não só o mercado wireless, como também todos os serviços de comunicação já que é uma das plataformas líderes para convergência com telefonia fixa e oferta de banda larga, a fim de proporcionar acesso irrestrito à informação”, afirmou o diretor executivo do CDG, Perry LaForge.

A Ásia foi o primeiro continente a lançar serviços 3G quando a operadora SK Telecom implantou a rede de CDMA2000 1X na Coréia, em outubro de 2000, e também foi a primeira a oferecer banda larga móvel com o padrão CDMA2000 1xEV-DO. Cerca de 75% dos usuários de CDMA da região utilizam tecnologias CDMA2000 e em mercados evoluídos, como Coréia e Japão, aproximadamente 90% dos clientes já têm acesso aos serviços de 3G.

Com o padrão CDMA2000 1X, as operadoras têm a possibilidade de oferecer serviços com alta qualidade de voz e rápida transmissão de dados, como MMS, acesso à Internet e serviços de localização. A operadora japonesa KDDI, por exemplo, vem tendo consideráveis aumentos no mercado japonês de telefonia móvel. Desde que o CDMA2000 foi lançado em abril de 2002, a base de assinantes da KDDI registrou um aumento de 40%, ou seja, 20 milhões de novos clientes.

Por meio dos serviços proporcionados pelo 1xEV-DO como transmissão de TV em tempo real, downloads de música e vídeo, comércio via celular etc, a operadora SK Telecom teve suas receitas de dados quadruplicadas, enquanto a KDDI registrou aumento de 24%.

“O sucesso do CDMA2000 nas operadoras asiáticas é um exemplo de como esta tecnologia pode alavancar receitas e gerar novas oportunidades de negócios. Com a crescente demanda por serviços de dados e inúmeros provedores de conteúdo e fabricantes, pode-se afirmar que a China está pronta para a 3G” acrescentou LaForge.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)