VIVO Reforça Liderança No Brasil Com o Lançamento do 1xEV-DO

Base mundial de usuários do padrão 1xEV-DO já é superior a 14 milhões de pessoas.

English

COSTA MESA, Califórnia, 14 de julho de 2005 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) congratula a VIVO pelo lançamento do novo serviço “VIVO PLAY 3G”, que utiliza o padrão CDMA2000® 1xEV-DO. Com o 1xEV-DO, a operadora poderá oferecer acesso à Internet em banda larga com velocidades de até 2.4 Mbps, além de trazer para os usuários uma série de inovadores serviços móveis. A VIVO faz parte de um grupo de 22 operadoras no mundo que já lançaram serviços 1xEV-DO e se posicionam na liderança da indústria wireless em evolução para serviços de dados e voz de próxima geração.

“O CDMA2000 1xEV-DO é a tecnologia wireless mais avançada disponível no mercado e possibilita que as operadoras ofereçam significativos diferenciais em relação às concorrentes”, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Em termos de tecnologia, este lançamento coloca a VIVO no mesmo patamar em que se encontram as operadoras de CDMA2000 do Japão e da Coréia”, acrescentou o executivo.

Com mais de 28 milhões de usuários, a VIVO é a maior operadora de telefonia móvel do Hemisfério Sul. A operadora foi a primeira a implementar serviços de terceira geração na América Latina, quando lançou o CDMA2000 1x em dezembro de 2001, e consolidou-se como líder na inovação de serviços e produtos no mercado wireless brasileiro. A VIVO lançou serviços de CDMA2000 1xEV-DO em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba no ano passado, para acesso à Internet em banda larga. Com o VIVO PLAY 3G, a operadora está trazendo para o mercado brasileiro novos serviços que possibilitam atingir altas velocidades em downloads e streaming de vídeos, músicas e imagens incluindo filmes, TV e jogos 3D. Estes serviços serão lançados em outras cidades brasileiras nos próximos meses.

Sobre CDMA na América Latina e Caribe
Cerca de um em cada quatro usuários de telefonia móvel na América Latina e Caribe utiliza tecnologia CDMA e mais de 20% desta base já têm acesso aos serviços de 3G. A América Latina mantém o maior e mais rápido índice de crescimento de CDMA na região. No primeiro trimestre de 2005, a base de CDMA cresceu 8% (38% a mais, se comparada ao mesmo período do ano anterior), atingindo a marca de 45.7 milhões de usuários. Já existem 38 redes comerciais de CDMA2000 e outras sete sendo implementadas em 18 países da região.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG : www.cdg.org

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)