CRIAÇÃO DE FÓRUM DE CERTIFICAÇÃO PARA CDMA

A iniciativa pretende padronizar o processo de certificação de produtos CDMA, com a finalidade de agilizar lançamentos e reduzir os custos de aparelhos.

English

COSTA MESA, Califórnia, 11 de julho de 2005 – O CDG (CDMA Development Group) (www.cdg.org) anunciou o lançamento do Fórum de Certificação CDMA, conhecido pela sigla CCF (CDMA Certification Forum™) - uma coalizão formada por operadoras de CDMA e fabricantes de terminais com a tecnologia.  Este fórum tem como objetivo desenvolver e implantar um processo padronizado de certificação, em âmbito mundial, com a finalidade de reduzir significativamente o tempo e os custos decorrentes do lançamento de aparelhos CDMA no mercado.

O fórum CCF pretende estabelecer e manter um processo global de certificação de aparelhos e, com isso, contribuir para a qualidade destes produtos e a interoperabilidade entre as redes de todo o mundo.  Entre os associados fundadores da iniciativa, destacam-se: CDMA Development Group, Motorola, Nokia, QUALCOMM, Telstra, U.S. Cellular e Via Telecom.

“Este fórum pretende reduzir os custos dos aparelhos que utilizam padrão CDMA2000® para operadoras de todo o mundo, independentemente do porte”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Graças a este acordo entre operadoras e fabricantes, as operadoras terão acesso mais rápido a aparelhos avançados, uma vez que os fabricantes venderão os mesmos terminais a muitas operadoras”.

“Com a economia de tempo e custo que este fórum proporcionará, os fornecedores de infra-estrutura e as operadoras vão poder voltar suas atenções aos testes de valor agregado, fato que contribuirá para diferenciar seus produtos no mercado", disse Thomas Erickson, presidente do fórum CCF.  "Por meio de um processo uniforme de testes, claramente definido, os fabricantes poderão certificar a maioria das funcionalidades no modem para todos os mercados mundiais de uma só vez. Como resultado disso, espera-se um aumento na eficiência do processo de testes e redução dos custos dos terminais. Esse acordo trará diversos benefícios para as operadoras e fabricantes que utilizam o padrão CDMA2000”.

Para obter mais informações sobre o CCF, visite: www.globalccf.org.

CDMA Development Group é uma associação de classe, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover mundialmente o desenvolvimento, a implantação e a utilização das tecnologias CDMA. Entre as mais de 100 empresas associadas ao grupo CDG, destacam-se muitos dos maiores fabricantes de equipamentos e operadoras celulares do mundo. As principais atividades do grupo abrangem desenvolvimento de serviços e recursos CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos de regulamentação e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 pessoas distribuídas entre os vários subcomitês do grupo trabalhando com assuntos relacionados com a tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o grupo CDG, entre em contato com CDG News Bureau, no telefone +1-714-540-1030, ou visite o website da CDG, em www.cdg.org.

# # #

CDMA2000 é uma marca registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA)

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)