TELEFÔNICA MÓVILES DA VENEZUELA LANÇA SERVIÇOS 1xEV-DO NO PAÍS

A tecnologia de banda larga móvel do CDMA2000 continua em expansão na América Latina e em todo o Mundo

COSTA MESA, Califórnia, 21 de Dezembro de 2005 — O Grupo de Desenvolvimento de CDMA (CDG - www.cdg.org) anunciou que a empresa Telefonica Moviles passou a disponibilizar serviços 3G CDMA2000 1xEV-DO para os usuários da operadora no país. Com a marca “Play 3G” a operadora irá oferecer aos seus clientes serviços sem fio (wireless) de multimídia em banda larga.

"O 1xEV-DO é a tecnologia sem fio de transmissão de dados mais avançada disponível no mercado e oferece às operadoras uma significativa vantagem no tempo de comercialização de acordo com a crescente demanda por serviços de transmissão de dados", afirmou Perry LaForge, Diretor Executivo da CDG. "O CDG parabeniza a Telefonica Moviles por sua liderança em trazer soluções e serviços inovadores para o mercado”.

As transmissões do CDMA2000 1xEV-DO atingem picos de velocidade de 2.4 Mbps ou 600-800 kbps em redes de trabalho comerciais, capacitando os operadores a oferecer serviços de multimídia, tais como transmissões de TV, downloads de áudio e jogos em 3D. Em alguns países, incluindo a América Latina, a tecnologia também é utilizada como solução alternativa de banda larga para Internet fixa. Os serviços de 1xEV-DO têm se tornado um gerador de receita para operadoras; por exemplo, os serviços de transmissão de dados pelo 1xEV-DO de uma empresa SK Telecom representam cerca de 31% da conta mensal dos assinantes.

Com a infra-estrutura já existente de CDMA2000, as operadoras serão capazes de migrar para as próximas gerações de tecnologia sem fio de Protocolos da Internet (IP) sem qualquer problema. A tecnologia 1xEV-DO Rev A, que estará disponível no mercado em 2006, oferece serviços de voz VoIP (voice over Internet Protocol) e taxas de transmissão de dados mais altas (3.1 Mbps no download e até 1.8 Mbps no upload) permitindo às operadoras uma diferenciação ainda maior dos serviços oferecidos.

Lançado em 2002, o 1xEV-DO tem crescido rapidamente em todo o mundo. Atualmente, já existem 30 redes em funcionamento e outras 36 estão em fase de finalização nas Américas, Ásia e Europa. A base de assinantes mundial deverá ultrapassar 25 milhões de clientes ainda em 2005. Atualmente, existem 150 aparelhos 1xEV-DO disponíveis no mercado com funcionalidades avançada para PDAs e cartões de PC.

Mais informações sobre o CDMA2000 1xEV-DO estão disponíveis no site do CDG www.cdg.org.

Sobre o CDMA2000
O padrão CDMA2000 é líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (24 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 59 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 900 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado. Para mais informações, visite www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)