PRIMEIROS TELEFONES 3G QUALIFICADOS PELO FÓRUM DE CERTIFICAÇÃO CDMA

O processo de certificação reduz consideravelmente o tempo de lançamento de terminais CDMA2000 no mercado a preços mais baixos

English

COSTA MESA, CALIFÓRNIA – 12 de dezembro de 2005 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) e a Axesstel (AMEX:AFT) (www.axesstel.com) anunciaram hoje que o Fórum de Certificação CDMA (CCF – CDMA Certification Forum) (www.globalccf.org) reconheceu oficialmente dois aparelhos CDMA2000® 1X para comercialização – o Axesstel L800 e o P830 Telefone fixo—móvel para desktops.

Utilizando um moderno processo de testes de aperfeiçoamento e certificação global de processos desenvolvidos pela CCF, a Axesstel iniciou a comercialização de novos telefones fixos com tecnologia wireless baseados nos padrões de testes da NEWS IQ localizada em San Diego. Os dois modelos de telefone foram testados em paralelo no laboratório padrão da CCF. Ambos foram testados, avaliados e certificados no período de três semanas.

“Com estes terminais, temos demonstrado que por meio do processo de certificação CCF, os aparelhos CDMA2000 podem ser testados e certificados em menos tempo, com aumento da cobertura e com um custo relativo a 20% do processo tradicional de teste”, afirmou Thom Erickson, presidente e CEO da CCF.

“Estamos muito satisfeitos em sermos o primeiro fabricante a produzir aparelhos certificados pelo processo de testes do CCF”, afirmou Lixin Cheng, CSO e presidente do Grupo de Tecnologia Wireless para Telefonia Fixa da Axesstel. “Com o processo de testes da CCF, somos capazes de disponibilizar estes aparelhos no mercado com preços mais baixos devido aos custos menores de certificação”.

Por ser um laboratório independente para testes e avaliação que subsidia a rápida comercialização de aparelhos da próxima geração de CDMA , o NEWS IQ (www.newsiq-inc.com) é o primeiro de muitos laboratórios no mundo que irá certificar terminais CDMA2000 utilizando um processo de testes de baixo custo.

De acordo com James Fraley, CEO da NEWS IQ o processo transcorreu de forma tranqüila. “A funcionalidade do modem, conformidade do produto e características essenciais do desempenho dos aparelhos foram certificados em tempo recorde”, complementa o executivo.

“O tempo e o custo economizados em razão do processo de teste da CCF irão assegurar que os operadores mundiais de CDMA poderão dedicar-se para a crescente demanda de aparelhos CDMA2000, incluindo celulares de baixo custo”, afirmou Perry LaForge, Diretor Executivo da CDG. “Este marco mostra a evolução do processo de teste exigido pelo CDG, e marca um passo essencial para a continuidade da comercialização da tecnologia CDMA2000 3G em todo o mundo”.

Sobre o CCF
O Fórum de Certificação CDMA (CCF) é uma parceria entre as operadoras de CDMA e os vendedores de aparelhos CDMA para certificar os aparelhos de CDMA que estão prontos para sua comercialização. A CCF oferece um moderno processo de certificação global que capacita o aparelhos a serem adequadamente testados e certificados para comercialização de maneira mais acessível e rápida. Sua patente existe para definir e manter um plano de processo de testes com padrão global para certificar aparelhos CDMA2000 de acordo com os requisitos de conformidade do produto, interoperabilidade de rede, e especificações essenciais para o desempenho que são ditadas por padrões de normas internacionais. O Fórum, o qual possui membros fundadores como Motorola, Nokia, QUALCOMM, Telstra, U.S. Cellular e Via Telecom, também é responsável pela validação das plataformas de teste, autorizando dependências para testes, auditoria dos dados dos testes e emissão dos certificados dos aparelhos. Para mais informações sobre o CCF, visite o site no endereço www.globalccf.org ou contate a central de Notícias do CDG (CDG News Bureau).

Sobre a Axesstel
A Axesstel (AMEX:AFT) é a líder no design e no desenvolvimento da tecnologia de voz sem fio fixa e produtos de transmissão de dados em banda larga. O portfólio de produtos da Axesstel inclui telefones fixos sem fio para desktops, telefones corporativos para chamadas públicas, terminais de voz/dados e modems de banda larga para acesso de chamadas por voz e serviços de transmissão de dados de alta velocidade. A Axesstel provê soluções inovadoras de wireless fixo para os operadores líderes em telecomunicações e distribuidores em todo o mundo. A Axesstel está sediada em San Diego, Califórnia com um centro de pesquisa e desenvolvimento e dependências para a manufatura em Seul, Coréia do Sul. Para mais informações sobre a Axesstel, visite o site www.axesstel.com.

O Grupo de Desenvolvimento do CDMA é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e uso mundial das tecnologias CDMA. As mais de 100 companhias membros do CDG incluem muitas das maiores empresas de manufatura de equipamentos e provedores de tecnologia sem fio. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento das qualidades e serviços do CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões regulatórias e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 indivíduos trabalhando dentro das várias subcomissões do CDG em assuntos relacionados ao CDMA. Para mais informações, contate a Central de Notícias do CDG (CDG News Bureau) no telefone +1-714-540-1030, ou visite o site no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
A tecnologia CDMA alcança uma extensão de 200 operadoras em 72 países. A tecnologia CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente organizada, com 131 operadores de CDMA2000 em 61 países, incluindo 24 sistemas de CDMA2000 1xEV-DO. Existem mais de 200 milhões de assinantes da tecnologia 3G CDMA2000. O CDMA2000 tem se tornado a escolha de tecnologia para o cdmaOne™, TDMA, analógico e operadores Greenfield, e pode ser operada em bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 900 aparelhos de tecnologia CDMA2000 estão disponíveis no mercado. Mais informações sobre a tecnologia CDMA2000 está disponível no endereço www.cdg.org.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)