TELEFÓNICA MÓVILES IMPLEMENTA CDMA2000 1xEV -DO NA GUATEMALA

A operadora lançará a primeira rede 1xEV-DO da América Central

COSTA MESA, Califórnia, 31 de agosto de 2005 — O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje a implementação da primeira rede de 1xEV-DO da América Central, realizada pela operadora Telefônica Móviles na Guatemala. A operadora passará a oferecer serviços de alta velocidade como banda larga, suprindo as demandas domésticas e corporativas dos usuários por melhores serviços de voz e dados, com taxas de velocidade superiores.

“O anúncio da Telefónica Móviles sobre o lançamento da rede EV-DO coloca a operadora na liderança dos serviços móveis na América Central” disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Daqui pra frente os usuários da Guatemala poderão usufruir os benefícios do EV-DO como acesso à Internet em banda larga e serviços multimídia avançados”.

O padrão CDMA2000 1xEV-DO possui taxas de transmissão de dados de até 2.4 Mbps. Em redes comerciais, a tecnologia alcança velocidades de 300-600 Kbps, as mais altas taxas de transmissão de dados disponível no mercado wireless. Os usuários que possuem aparelhos compatíveis, PC card ou cabo de modem poderão acessar a Internet, baixar músicas e vídeos, programas de TV, além de enviar mensagens de vídeo.

“A Telefónica Móviles sempre procurou oferecer aos clientes os melhores serviços de voz e transmissão de dados disponíveis no mercado wireless” afirmou Juan Antonio Abellán, gerente geral da Telefónica Móviles. “Agora estamos aptos a consolidar nossa posição de liderança na região proporcionando acesso aos serviços 3G de alta velocidade, através do 1xEV-DO”.

Sobre o CDMA2000
O padrão CDMA2000 é a líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (22 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 49 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 860 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)