BASE MUNDIAL DE USUÁRIOS CDMA2000 3G ULTRAPASSA MARCA DE 185 MILHÕES

No segundo trimestre de 2005 foi registrado crescimento de 27%, em relação ao mesmo período do ano anterior

English

COSTA MESA, Califórnia, 22 de agosto de 2005 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que foram adicionados 17 milhões de usuários à base mundial de assinantes CDMA2000® (3G) no segundo trimestre de 2005, o que representa uma base total de 185.6 milhões de assinantes 3G em todo o mundo. No primeiro semestre de 2005, o padrão CDMA2000 conquistou mais de 39 milhões de novos usuários. Segundo estimativas do CDG, a tecnologia CDMA vem registrando um índice de crescimento anual na ordem de 27%, tendo conquistado 13.6 milhões de novos clientes nos últimos três meses e aproximadamente 58 milhões durante o ano passado. Com esses números, a base mundial de usuários da tecnologia CDMA (incluindo CDMA2000) já ultrapassa 270 milhões de pessoas, sendo que 68% já têm acesso aos serviços CDMA2000 3G.

“As tecnologias CDMA 3G conquistaram mais de 50 milhões de novos usuários em 2005 e agora já atendem 214 milhões de pessoas em todos os continentes”, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Até o final deste ano, estima-se que mais de 250 milhões de pessoas terão acesso aos serviços avançados de telefonia móvel com as tecnologias CDMA2000 e WCDMA”, acrescentou o executivo.

Na América do Norte, a base de assinantes ultrapassou a marca de 100 milhões, ou seja, 47% dos usuários de telefonia móvel do continente utilizam tecnologia CDMA e mais de 80 milhões destes já têm acesso ao CDMA2000 3G. Além disso, foi registrado um considerável aumento do uso de banda larga na região através do padrão CDMA2000 1xEV-DO, bem como alta expansão deste padrão devido ao lançamento de novos aparelhos e serviços. Cinco das principais operadoras norte-americanas (por exemplo, Verizon Wireless e Sprint) já têm redes EV-DO comercialmente implantadas.

A região da Ásia-Pacífico acrescentou 6.7 milhões de usuários CDMA à sua base de assinantes no decorrer do segundo trimestre de 2005, totalizando 116.2 milhões de usuários CDMA. A Ásia-Pacífico continua a ser a região com a maior base de assinantes CDMA, representando 43% da base mundial da tecnologia. A região também é líder em utilização de CDMA2000: 79% dos usuários CDMA, ou 92 milhões de pessoas fazem uso de sistemas CDMA2000 3G, e mais de 15 milhões destes usuários já têm acesso aos serviços avançados de banda larga do EV-DO.

A América Latina conquistou 14.4 milhões de novos clientes CDMA desde o ano passado, fato que eleva a base da região para 49.2 milhões de assinantes. A tecnologia CDMA continua a deter 24,5% de todo o mercado de telefonia móvel do continente, sendo que aproximadamente 15 milhões de latino-americanos já têm acesso às tecnologias CDMA2000 3G.

As operadoras de CDMA 2000 de todo o mundo registraram aumentos consideráveis na receita de dados. A japonesa KDDI encerrou o trimestre com 4.32 milhões de usuários 1xEV-DO (22% da base total da operadora). Os usuários deste padrão geraram 41% a mais receita do que os outros assinantes, e a receita de dados representou mais de 34% do ARPU (receita gerada por usuário) da operadora.

A norte-americana Verizon Wireless registrou aumento anual de 50% dos usuários de dados, fato que elevou o número para 19.1 milhões de pessoas. Agora, a transmissão de dados representa 7% da receita total da operadora, comparada aos 4.2% do mesmo período do ano anterior. Em junho, a Sprint registrava 8.1 milhões de usuários de dados (30% da base total). Atualmente, a receita gerada por meio de dados representa 10% da receita total da operadora.

Mais números sobre CDMA e CDMA2000 estão disponíveis no website www.cdg.org.

Sobre o CDMA2000
O padrão CDMA2000 é a líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (22 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 49 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 860 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)