CDMA2000 CONTINUE A DOMINAR O MERCADO DE 3G NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE

Mais de 20% de assinantes de CDMA na região acessam redes de 3G

São Paulo, Brasil, 4 e abril de 2005 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) reportou hoje que a plataforma CDMA2000® continua sua rápida expansão na América Latina e no Caribe, proporcionando crescimento para as operadoras e serviços avançados para a região. Há 31 operadoras de CDMA2000 atendendo cerca de 9 milhões de assinantes em 18 países.

"O CDMA2000 foi a primeira tecnologia de 3G implementada na América Latina e tornou-se a principal plataforma em termos de inovação e crescimento na região", declarou Perry LaForge, diretor-executivo do CDG. "A plataforma CDMA2000 continuará na liderança da transição para os serviços da próxima geração, oferecendo às operadoras vantagens competitivas significativas em relação às outras tecnologias".

A plataforma CDMA2000 foi implementada pela primeira vez na América Latina pela VIVO (Brasil), em dezembro de 2002. Atualmente com 36 sistemas comerciais, a América Latina é a região líder em termos de número de implementações de CDMA2000 em todo o mundo. Agora as operadoras de CDMA2000 estão introduzindo o 1xEV-DO, a tecnologia de dados sem fio mais avançada disponível no mercado. Há seis redes 1xEV-DO comerciais e outras seis estão em implementação. As operadoras e os consumidores da América Latina podem escolher entre mais de 320 aparelhos de CDMA2000 para 800 MHz e 1900 MHz, com câmeras de foto e vídeo, acesso à Internet, capacidade para MMS (mensagens de vídeo) e GPS (serviço de localização).

Ao capitalizarem as vantagens sobre a capacidade elevada e o custo inferior da plataforma CDMA2000, as operadoras têm a possibilidade de expandir sua rede em novos mercados, que anteriormente não recebiam o sistema, para oferecer serviços de voz com preços acessíveis e acesso à Internet em banda larga. As capacidades de transferência de dados em alta velocidade da plataforma CDMA2000 permitiram que as operadoras diferenciassem suas respectivas ofertas de serviços através de aplicativos avançados, download de vídeos, entretenimento e acesso à Internet em banda larga, o que gera aumenta as receitas.

Com implementações da plataforma CDMA2000, o crescimento de CDMA foi acelerado na América Latina e no Caribe. Em dezembro de 2004, havia mais de 42 milhões de usuários de CDMA, um aumento de 32% em relação a 2003. Espera-se que a base de usuários ultrapasse os 50 milhões até o 3 ° trimestre de 2005. Há 40 operadoras de CDMA em 21 países da região toda e a proporção de assinantes CDMA é de 1 em cada 4 usuários de telefonia móvel. A tecnologia CDMA continua sua expansão na região, impulsionada pela demanda de serviços para CDMA2000.

A 2005 CDMA Latin América Regional Conference, que será realizada no Rio de Janeiro de 18 a 20 de abril, discutirá os benefícios e o futuro da plataforma CDMA2000 na América Latina e no Caribe. Mais informações sobre a conferência encontram-se disponíveis no site www.networkeventos.com.br/cdma_conference. Informações sobre a plataforma CDMA2000 e a tecnologia CDMA na América Latina encontram-se disponíveis no site do CDG: www.cdg.org.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados à CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone 714-540-1030 ou visite o site do CDG: www.cdg.org.

Nota aos editores: cdmaOne é uma marca comercial do CDG. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

Informações e credenciamento para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial

São Paulo:
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Rio de Janeiro:
Fabiana Fuchs
Tel: 21 2558-0192
Cel: 21 9978-3449
fabian@gaspar.com.br