CDMA Technology
Members Sign-In
Informações do CDG na Imprensa

OPERADORAS DE CDMA2000 LIDERAM NA INTRODUÇÃO DE SERVIÇOS 3G NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE

A tecnologia CDMA2000 contribui para a rápida expansão de CDMA na região

English

RIO DE JANEIRO, Brasil, 19 de abril de 2005 – Na Conferência Regional da América Latina sobre CDMA 2005, sendo realizada no Rio de Janeiro esta semana, o CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) reportou que as operadoras de CDMA2000® continuam liderando na oferta de serviços avançados de transmissão de voz e dados na América Latina e no Caribe. Com vantagens na capacidade de rede e nas capacidades de transmissão de dados em alta velocidade, as operadoras estão aumentando rapidamente suas respectivas bases de assinantes e introduzindo uma vasta gama de serviços de transmissão de dados a um custo mais baixo em relação ao preço dos concorrentes. O sucesso destas operadoras está contribuindo para o rápido crescimento da plataforma CDMA na região; a base de CDMA está expandindo mais de 30% ao ano e a base de assinantes ultrapassará o TDMA em breve.

"A CDMA2000 é a tecnologia sem fio mais avançada disponível atualmente na América Latina e no Caribe e se tornou a plataforma para inovação na região", declarou Perry LaForge, diretor-executivo do CDG. "Por todo o continente, a CDMA2000 tem melhorado a vida de milhões de pessoas e oferecido oportunidade de novos mercados e receita para as operadoras. A tecnologia CDMA2000 continuará a dominar o setor de 3G na região latino-americana no futuro próximo".

Há 31 operadoras de CDMA2000 em 18 países da América Latina e do Caribe e muitas delas estão migrando para a rede 1xEV-DO, a tecnologia para transmissão de dados sem fio mais avançada do mundo. Já existem seis redes 1xEV-DO comerciais na América do Sul, América Central e no Caribe, sendo que outras seis estão em processo de implementação. As operadoras de CDMA2000 estão rapidamente formando suas respectivas carteiras de serviços de transmissão de dados, que, no momento, incluem serviços de banda larga e transmissão, MMS avançado, fluxo de áudio e jogos que envolvem múltiplos jogadores.

A VIVO, a maior operadora da América Latina e a 10 ª maior operadora do mundo, tem utilizado a transmissão de dados em alta velocidade da CDMA2000 com a finalidade de diferenciar seus respectivos serviços e expandir sua participação de mercado em segmentos do setor que gerem altas receitas, como o setor corporativo. A VIVO oferece uma vasta gama de aplicativos para transmissão de dados, incluindo o serviço de mensagem instantânea do Messenger, os serviços de MMS do Photo Torpedo, downloads, serviços de bate-papo, serviços de navegação VIVO Wap e acesso à Internet de banda larga VIVO Zap. No ano passado, a operadora lançou os serviços LBS (serviços baseados no local), jogos virtuais e jogos que envolvem múltiplos jogadores, o recurso do tipo ‘aperte para falar’ (Push to Talk) pelo celular, a agenda sincronizada, o monitoramento de vídeo e introduziu o serviço de fluxo de TV, o primeiro no Brasil. A demanda por estes serviços está crescendo de maneira extraordinária e, como resultado, as receitas provenientes da transmissão de dados continuam a aumentar e a contribuir com uma parte maior da receita total. A operadora implementou a rede CDMA2000 1xEV-DO em São Paulo e no Rio de Janeiro, e até o fim do ano expandirá a cobertura para outras importantes cidades do país.

A Telefonica Moviles Peru lançou a rede CDMA2000 1X em novembro de 2003 e a rede CDMA2000 1xEV-DO após um ano, em outubro de 2004. Com a implementação da tecnologia CDMA2000, a operadora fortaleceu sua liderança na inovação e expandiu ainda mais sua participação de mercado. Hoje, a Telefonica Moviles Peru oferece uma vasta gama de serviços avançados de transmissão de dados, inclusive toques de telefone, downloads de música e vídeo, trailers de filmes e jogos de futebol. Estes serviços representam 30% do tráfego total de dados para a operadora. A Telefonica Moviles atende a clientes corporativos com o mais elevado perfil do Peru.

A Centennial foi a primeira operadora de serviços sem fio a implementar a rede CDMA2000 1X na República Dominicana. A vantagem, desde a concepção da rede até o seu lançamento no mercado, para oferecer serviços avançados de transmissão de dados e voz tem permitido a esta operadora do Caribe a ganhar participação de mercado nos segmentos de consumidor e corporativo. Suportada por estratégias de marketing bem-sucedidas, a rede CDMA2000 1X contribuiu para um aumento de 400% nas vendas mensais e para um aumento de 100% da base de clientes em apenas 16 meses de serviço. Ser a primeira a oferecer acesso 3G à Internet sem fio no país todo também proporcionou à operadora vantagens competitivas no mercado corporativo. A Centennial Dominicana estará lançando serviços agregados de transmissão de dados, como MMS e download de conteúdo, no futuro próximo e implementará a rede CDMA2000 1xEV-DO no segundo semestre deste ano.

LaForge concluiu, "A CDMA2000 é uma plataforma ideal para atender às necessidades do mercado latino-americano hoje e no futuro. Esta tecnologia oferece serviços de transmissão de voz de alta qualidade e serviços avançados de transmissão de dados, além de oferecer uma oportunidade para introduzir serviços de telecomunicações, incluindo o acesso de banda larga à Internet em áreas que antes não tinham nenhum acesso à Rede."

Informações sobre a tecnologia CDMA2000
A CDMA2000 é, sem dúvidas, a tecnologia 3G mais amplamente implementada, servindo mais de 160 milhões de usuários no mundo todo. Há 119 operadoras de CDMA2000, incluindo 18 sistemas CDMA2000 1xEV-DO e outros 22 sendo implementados. A CDMA2000 se tornou a tecnologia de escolha para as operadoras de cdmaOne ™ , TDMA, serviços análogos e Greenfield e está implementada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 850 dispositivos para CDMA2000 encontram-se atualmente disponíveis no mundo todo.

Informações sobre o CDG
O CDMA Development Group é uma associação comercial sem fins lucrativos formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados à CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone 714-540-1030, ramal 14, enviando um e-mail para vchristopherson@bockpr.com ou visitando o site do CDG: www.cdg.org.

 

Nota: cdmaOne é uma marca comercial do CDG. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

 

 

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)