CDMA DEVELOPMENT GROUP E INTERNATIONAL 450 ASSOCIATION ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

As duas organizações trabalharão juntas para promover oportunidades de utilização de Tecnologias CDMA2000 em 450 MHz

English

RIO DE JANEIRO, Brasil, 18 de abril de 2005 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que o CDG e a International 450 Association (IA 450) (www.ia450.org) assinaram um memorando de entendimento (MoU), visando criar oportunidades de cooperação para o desenvolvimento de tecnologias CDMA2000(r) em 450 MHz em todo o mundo e para um trabalho em conjunto em atividades envolvendo tecnologia, normas de aplicação e marketing. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no Workshop CDMA450, um evento organizado em parceria pelo CDG e a IA 450, no Rio de Janeiro, Brasil.

"O CDG está comprometido com a expansão do 3G CDMA em todo o mundo e este acordo com a IA 450 enfatiza nosso empenho em relação ao CDMA2000 para 450 MHz (CDMA450)," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Trabalhando juntas, nossas organizações podem combinar conhecimento e experiência para o crescimento de oportunidades para o CDMA450 no mundo inteiro. O CDMA450 oferece uma solução flexível e econômica para levar os serviços 3G a milhões de pessoas em todos os pontos do globo, inclusive a América Latina".

"CDMA2000 é a única tecnologia 3G disponível atualmente para operadores que utilizam espectro de 450 MHz. O CDMA450 atende às necessidades específicas de dois importantes mercados, que têm sido amplamente excluídos da expansão da comunicação sem fio que ocorreu nos países desenvolvidos: uma grande base de operadores analógicos de NMT-450 e populações que vivem em áreas remotas," informou Colin Chandler, Vice Presidente da IA 450. "Esperamos colaborar com o CDG no desenvolvimento da tecnologia para atender às necessidades em constante transformação do mercado de comunicações."

O MoU se concentra em: incorporar as exigências tecnológicas exclusivas para portadoras (carriers) de 450 MHz com os padrões CDG-led; promover o desenvolvimento do equipamento e dispositivos CDMA2000 para o mercado de 450 MHz; desenvolver e promover soluções entre diferentes padrões de roaming entre tecnologias 3G e 2G; e promover políticas normativas que simplifiquem a implantação e o crescimento das tecnologias CDMA2000 em 450 MHz.

Além disso, o acordo tem por objetivo aumentar o reconhecimento de oportunidades do CDMA450 para portadoras, legisladores, governos e o público em geral, através da organização de workshops conjuntos e apresentações à imprensa.

Sobre a IA 450
IA 450 é o novo nome da NMT Association, criada há 4 anos para promover o uso de tecnologias analógicas e digitais nas faixas de 400 a 500 MHz. Atualmente, a IA 450 possui 31 membros. A IA 450 representa os interesses de operadores de telefonia móvel que utilizam a faixa de 450 MHz, incluindo os sistemas móveis analógicos NMT e de fornecedores de equipamento analógico NMT e/ou equipamento para a atualização digital de sistemas de 450 MHz.

A International 450 Association representa mais de 70 operadoras, incluindo operadoras na Escandinávia, na Europa Central e no Leste Europeu e 63 operadoras NMT russas (através de sua organização do setor, SOTEL), todas operando na faixa de freqüência de 450 a 470 MHz.

Mais informações sobre a IA 450 podem ser encontradas na página da web da IA 450, www.ia450.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e uso de tecnologias CDMA no mundo. Nas mais de 100 empresas membros do CDG estão incluídas muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG englobam o desenvolvimento de recursos e serviços CDMA, relações públicas, treinamento e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, mais de 500 pessoas trabalham em vários subcomitês do CDG relacionados a assuntos de CDMA.

Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).

***cdmaOne is a trademark of the CDG
***CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA)