CDMA Technology
Members Sign-In
A REDE CDMA2000 1XEV-DO ESTÁ LIDERANDO NA IMPLEMENTAÇÃO DAS REDES DE BANDA LARGA 3G NO MUNDO TODO

O número de assinantes da rede 1xEV-DO chega a mais de 8,3 milhões no mundo todo

| English | Spanish |

COSTA MESA, Califórnia, 7 de setembro de 2004 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) reportou hoje que a rede CDMA2000® 1xEV-DO está liderando na implementação de redes de banda larga 3G no mundo todo, contando com uma base estabelecida de assinantes que ultrapassa os 8,3 milhões no mundo todo. Até a presente data, 11 operadoras já lançaram as redes 1xEV-DO de maneira comercial em nove países, inclusive as implementações que ocorreram recentemente pela Alaska Communications Systems nos Estados Unidos, BellSouth na Guatemala, Eurotel Praha na República Checa e pela Smartcom no Chile. Espera-se que diversas outras operadoras lancem as redes 1xEV-DO este ano, incluindo a Sprint nos Estados Unidos, VIVO no Brasil, Pelephone em Israel e a Telecsa no Equador.

"Por toda a Ásia, América Latina, Europa e EUA, as redes CDMA2000 1xEV-DO estão oferecendo serviços de transmissão de dados em alta velocidade e acesso em banda larga à Internet", declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDMA Development Group. "O número de redes 1xEV-DO implementadas de maneira comercial no mundo todo demonstra hoje as vantagens do lançamento da tecnologia no mercado, enquanto, ao mesmo tempo, o rápido crescimento do número de assinantes representa o volume para a respectiva eficácia".

No início deste ano, a Revisão A sobre a rede CDMA2000 1xEV-DO foi aprovada pelo Grupo de Especificação Técnica 3GPP2 [CDMA2000 (TSG-C)]. A Revisão A é otimizada pelo serviço de transmissão de dados em pacotes e suporta taxas de transmissão de dados em pico de 3,1 Mbps no link de avanço e de até 1,8 Mbps no link reverso. As elevadas taxas de transmissão de dados no link reverso e a latência inferior de transmissão de dados permitirão que as operadoras ofereçam serviços de multimídia sofisticada, como telefonia com vídeo, e aprimorarão a experiência do usuário. A Versão A é uma versão aprimorada da versão 0 da 1xEV-DO, que oferece velocidades para transmissão de dados de até 2,4 Mbps e vem sendo comercialmente implementada desde 2002. A rede 1xEV-DO já oferece as taxas mais elevadas de transmissão de dados em relação a qualquer tecnologia 3G, com uma transmissão média de 300 a 600 kbps e suporta aplicativos avançados de transmissão de dados, como transferências de MP3 e videoconferência, transmissões por TV, downloads de vídeo e áudio.

O CDG anunciou recentemente que o número de assinantes da plataforma CDMA2000 no mundo todo ultrapassou os 100 milhões. Até o final de junho, mais de 112 milhões de pessoas de todos os continentes utilizaram a tecnologia para realizarem chamadas ou acessarem à Internet e aos serviços avançados para transmissão de dados. A plataforma CDMA2000 é atualmente utilizada por 98 operadoras em 46 países, sendo que outros 36 lançamentos estão programados até o final do ano. Mais de 650 dispositivos destinados à plataforma CDMA2000 já foram lançados no mercado. No momento há 63 dispositivos para as redes 1xEV-DO comercialmente disponíveis.

As estatísticas sobre os assinantes de CDMA e as informações sobre a implementação da rede CDMA2000 encontram-se disponíveis no site do CDG em www.cdg.org.

Informações sobre o CDG

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados à CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o site do CDG: www.cdg.org.