CDMA Technology
Members Sign-In
GOVERNOS DO MUNDO TODO ESTÃO ESCOLHENDO A TECNOLOGIA CDMA2000 NA BANDA DE 450 MHZ PARA OFERECER SERVIÇOS FINANCEIRAMENTE ACESSÍVEIS PARA A TRANSMISSÃO DE VOZ E DADOS

A Anatel realiza um experimento bem-sucedido com a tecnologia CDMA450 no Brasil

| English | Spanish |

COSTA MESA, Califórnia, 30 de junho de 2004 — O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a rede CDMA2000® 1X e 1xEV-DO à 450 MHz, também conhecida como CDMA450, está se tornando uma solução de tecnologia cada vez mais popular para avançar o acesso universal aos serviços de transmissão de voz e dados.

Os governos, os responsáveis pelas regulamentações e os provedores de serviços em diversos países da África, Ásia e América Latina estão implementando ou testando a tecnologia CDMA450 com a finalidade de oferecerem serviços básicos de telefonia e acesso à Internet em áreas sem serviço.
Mais recentemente, a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil, anunciou os resultados bem-sucedidos que obteve com o experimento feito com a CDMA450 em Brasília e em cidades vizinhas. Mais de 3.000 residentes rurais obtiveram acesso à transmissão de voz e de dados em alta velocidade pela primeira vez. O experimento fez parte do projeto “Inclusão Digital e Acesso Universal à Internet” da Anatel cujo objetivo é descobrir tecnologias que irão unir a “divisão digital” do Brasil.

“Oferecer telefonia e acesso universal à Internet é uma das principais prioridades dos governos, especialmente em regiões em desenvolvimento, e a tecnologia CDMA450 pode ajudar a satisfazer esses objetivos”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “As vantagens da tecnologia em termos de cobertura, capacidade, capacidade de dados e flexibilidade permitem que os provedores de serviço ofereçam serviços de transmissão de voz e banda larga de maneira rápida e eficaz em termos de custos. O setor de CDMA está bastante entusiasmado com esta oportunidade, e continuaremos a trabalhar com legisladores e provedores de serviços com a finalidade de ajudar a levar os serviços de comunicação a todos”.

A tecnologia CDMA450 baseia-se no grupo de padrões da CDMA2000 IMT-2000 e é reduzida a uma faixa de freqüência entre 400 e 500 MHz. As vantagens da tecnologia derivam desde a eficiência do espectro e capacidades da CDMA2000 de transmitir dados em alta velocidade à cobertura ampliada obtida por uma banda de freqüência mais baixa. Atualmente, as redes CDMA2000 1X e CDMA2000 1xEV-DO estão comercialmente disponíveis para a banda de 450 MHz, e a rede CDMA2000 1xEV-DV está sendo desenvolvida. Agora os revendedores líderes de infra-estrutura já oferecem as soluções CDMA450 e há pelo menos dez provedores de dispositivos.

Os sistemas CDMA450 vêm sendo implementados comercialmente por mais de dois anos. Há, no momento, dez sistemas comerciais, sete sistemas estão sendo implementados e nove experimentos estão em andamento por toda a África, Ásia, Europa e América Latina. Diversos países, inclusive a Etiópia, Indonésia, Paquistão, Tibet e Vietnã, já lançaram ou estão implementando os sistemas CDMA2000 à 450 MHz com a finalidade de avançarem seus respectivos serviços universais. Além do Brasil, os experimentos estão sendo realizados no Quênia, na Nigéria, em Uganda e no Peru.

Informações sobre o CDG

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principias atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o
CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org.