A PLATAFORMA CDMA2000 MARCA A LIDERANÇA DO 3G E ULTRAPASSA OS 100 MILHÕES DE ASSINANTES

COSTA MESA, Califórnia, 2 de agosto de 2004 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que o número de assinantes da plataforma CDMA2000® ultrapassou os 100 milhões no mundo todo. Ao final de junho, mais de 112 milhões de pessoas em todos os continentes utilizaram a tecnologia para fazer chamadas ou acessar a Internet e serviços avançados para transmissão de dados.

"A comunidade global de CDMA2000 deve se orgulhar muito por ter atingido este importante marco em tão pouco tempo", declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "O sucesso comercial dos serviços de CDMA2000 é um chamariz da visão sobre 3G de ITU, e todos nós podemos comemorar".

O incrível aumento de usuários de CDMA2000 pode ser atribuído à rápida implementação das redes de CDMA2000 no mundo todo, à disponibilidade de uma ampla gama de serviços por todos os pontos de preço e à grande demanda por serviços avançados para transmissão de dados sendo oferecidos pelas operadoras de CDMA2000. Atualmente a plataforma CDMA2000 é utilizada por 89 operadoras em 45 países, sendo que o lançamento de outras 36 redes está programado até o final do ano. Mais de 650 dispositivos para CDMA2000 foram lançados no mercado, variando de telefones baratos a dispositivos de ponta com funcionalidades avançadas. Ao capitalizarem sobre as capacidades para transmissão de dados em alta velocidade das tecnologias CDMA2000, as operadoras introduziram uma gama de serviços e aplicativos inovadores visando atenderem às necessidades cada vez mais distintas dos consumidores e usuários corporativos.

Além de oferecer serviços para transmissão de voz e dados em países desenvolvidos, a tecnologia CDMA2000 aprimorou a vida de muitas pessoas em áreas rurais e subdesenvolvidas, oferecendo acesso barato a telefones e à Internet onde anteriormente não havia este recurso.

Opiniões do setor

"O aumento da popularidade e da utilização da tecnologia 1X não são surpresas para a Bell Mobility. A potência da nossa rede nos permite continuar a inovar e a oferecer aplicativos móveis eficazes, como, por exemplo, serviços com base em locais e transmissão de mensagens com fotos. Sabemos que os nossos clientes estão entre os mais satisfeitos do setor; a média consistente de clientes insatisfeitos é cerca de 1%, ou seja, a menor na América do Norte." Jacques Robichon, vice-presidente de Redes Wireless, Engenharia e Operações da Bell Mobility

"Comprovou-se que a CDMA2000 é a tecnologia mais avançada por oferecer verdadeiros serviços de 3G aos assinantes do mundo todo. A eficiência em termos de custos e o tempo necessário para lançar produtos no mercado, associados com esta tecnologia, tem demonstrado resultados positivos para as operadoras e aprimorado demais a oferta dos nossos serviços no Japão. Em apenas pouco mais de dois anos desde o lançamento da plataforma CDMA2000, a KDDI já obteve mais de 15 milhões de assinantes de CDMA2000", informou Tadashi Onodera, presidente da KDDI

“A Kyocera Wireless fabrica aparelhos de telefone exclusivamente com base na plataforma CDMA, por isso, estamos bastante satisfeitos por ver a base de assinantes da tecnologia CDMA2000 aumentar com tanta rapidez. A plataforma CDMA oferece a confiabilidade, o desempenho e a segurança que a torna esta solução de tecnologia perfeita para os nossos dispositivos." Don McGuire, vice-presidente de Marketing Global e Vendas na América do Norte da Kyocera Wireless Corp

“Ao trabalharmos juntamente com toda a comunidade de CDMA, é especialmente empolgante ver os benefícios que a tecnologia CDMA2000 oferece aos nossos clientes em termos de mais oportunidades para a diferenciação de serviços e a habilidade de lançarem novos serviços atraentes que beneficiam diretamente negócios e consumidores. Como a fornecedora de infra-estrutura líder mundial de um amplo espectro de aplicativos CDMA2000 e uma das primeiras revendedoras a suportarem a plataforma CDMA, estamos ansiosos para ajudar às provedoras de serviço do mundo todo a oferecerem serviços de transmissão de voz, dados e vídeo com base na Internet para outros 100 milhões de usuários da ampla tecnologia CDMA2000." Mike Iandolo, vice-presidente de Gerenciamento de Produto CDMA do Mobility Solutions Group da Lucent Technologies

“Durante o nosso legado da implementação da tecnologia CDMA no mundo todo, que durou nove anos, a Nortel Networks definiu um referencial para o desempenho de redes e vem sendo a propulsora líder de inovação tecnológica. Estamos bastante orgulhosos por termos contribuído para a realização deste marco de 100 milhões de assinantes e por reconhecermos como esta tecnologia revolucionou o setor de comunicações.” Steve Searles, vice-presidente de Marketing e Vendas de CDMA/TDMA da Nortel Networks

"A QUALCOMM congratula o setor de CDMA pelo importante marco de ter atingido mais de 100 milhões de assinantes de CDMA2000 no mundo todo. Em menos de quatro anos, o setor de CDMA foi capaz de acelerar o mercado de 3G, e estamos ansiosos por oferecer ainda mais inovações tecnológicas nos próximos meses." Jeff Jacobs, presidente de Desenvolvimento Global da QUALCOMM

"Parabéns pelo marco de 100 milhões de assinantes; trata-se de uma grande realização para toda a comunidade de CDMA. Como a operadora líder de serviços móveis da Coréia do Sul, a tecnologia CDMA2000 nos permitiu que mantivéssemos e consolidássemos a nossa posição de liderança no mercado coreano de serviços sem fio, inclusive os serviços para transmissão de voz, dados e Internet. A tecnologia CDMA2000 1xEV-DO aprimorou também as nossas taxas de transmissão de dados e a qualidade dos serviços, enquanto, ao mesmo tempo, nos permite oferecer uma gama mais ampla de serviços 3G." Dr. Jae Byun, vice-presidente e diretor da Divisão de Planejamento de Redes da SK Telecom

"Com mais de 40% de clientes da Sprint que atualmente utilizam os serviços para transmissão de dados sem fio, a nossa própria base de assinantes fala, de maneira positiva, da popularidade dos serviços avançados, como fotos, ringers, protetores de tela e jogos coloridos e ricos em gráficos oferecidos pela tecnologia CDMA2000. A Sprint está notando um aumento significativo e constante na demanda pelos serviços Sprint PCS Vision, que ressaltam o sucesso da tecnologia CDMA2000 em atingir o marco de 100 milhões de assinantes em nível mundial." Steve Falk, vice-presidente de Desenvolvimento Global da Sprint

"A Vivo parabeniza a comunidade de CDMA pelos respectivos 100 milhões de assinantes. Estamos bastante satisfeitos por saber que os consumidores do mundo todo aceitaram a CDMA2000 como a tecnologia 3G de escolha. Continuaremos a oferecer soluções inovadoras que ultrapassem as expectativas de cada assinante." Luis Avelar, vice-presidente de Marketing e Inovação da Vivo

Informações sobre o CDG

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados à CDMA. Os números de assinantes apresentados neste press release são estimativas fornecidas trimestralmente por terceiros e não foram verificados independentemente pelo CDG. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org.