CDMA Technology
Members Sign-In
O PADRÃO DA ‘VERSÃO A’ DA CDMA2000 1xEV-DO É APROVADO PELO 3GPP2

A plataforma CDMA2000 continua a oferecer capacidades aprimoradas para a transmissão de dados em alta velocidade

| English | Spanish |

COSTA MESA, Califórnia, EUA, 12 de abril de 2004 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) reportou hoje que a ‘Versão A’ da plataforma CDMA2000® 1xEV-DO foi aprovada pelo Grupo de Especificação Técnica (TSG-C) 3GPP2. A ‘Versão A’ é otimizada para os serviços de transmissão de dados em pacotes e suporta taxas de transmissão de dados em pico de 3,1 Mbps no link em avanço e até 1,8 Mbps no link reverso. As elevadas taxas de transmissão de dados no link reverso e a baixa latência de transmissão de dados permitirão que as operadoras ofereçam serviços avançados de multimídia, como, por exemplo, a telefonia em vídeo, além de aprimorar a experiência do usuário.

“A tecnologia CDMA2000 continua a evoluir com a finalidade de oferecer velocidade e eficiência sem igual”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Com a ‘Versão A’ da plataforma CDMA2000 1xEV-DO, as operadoras serão capazes de diferenciar ainda mais seus respectivos serviços por meio de uma ampla gama de ofertas novas e inovadoras para a transmissão de dados sem fio. O anúncio feito hoje já é considerado um outro marco para a tecnologia CDMA2000, e estamos extremamente satisfeitos com o progresso que o grupo 3GPP2 e o setor de CDMA estão fazendo ao oferecerem tecnologias avanças com o objetivo de atenderem às necessidades cada vez maiores das comunicações sem fio”.

A ‘Versão A’ da plataforma CDMA2000 1xEV-DO é uma versão aprimorada da CDMA2000 1xEV-DO Versão 0, que oferece velocidades para a transmissão de dados de até 2,4 Mbps e tem sido implementada de maneira comercial desde 2002. Atualmente há nove redes comerciais CDMA2000 1xEV-DO na Ásia, América do Norte e na América Latina, sendo que outras quatro estão programadas para serem implementadas em 2004. A plataforma CDMA2000 1xEV-DO já oferece as taxas de transmissão de dados mais elevadas em redes comerciais (taxas médias de transmissão de dados entre 300 e 600 kbps) e suporta aplicativos avançados de dados, como, por exemplo, a transferência de MP3 e vídeo-conferência, transmissões em TV e downloads de vídeo e áudio.

A demanda pelos serviços avançados da tecnologia CDMA2000 1xEV-DO está crescendo rapidamente. O número de usuários chegou a 4,38 milhões no final de 2003. Na Coréia, após menos de dois anos de serviço, a base CDMA2000 1xEV-DO da SK Telecom representa 25% de seus usuários da plataforma CDMA2000. Em janeiro, a Verizon Wireless anunciou a expansão em nível nacional da sua rede de CDMA2000 1xEV-DO após o lançamento bem-sucedido de seus serviços de CDMA2000 1xEV-DO ocorrido nas áreas metropolitanas de San Diego e Washington, D.C. em outubro do ano passado.

As informações sobre as estatísticas dos assinantes e a implementação da plataforma CDMA2000 encontram-se disponíveis no website do CDG: www.cdg.org.

Informações sobre o CDG

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone +1-714-540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org.