CDMA Technology
Members Sign-In
CDMA2000 IMPULSIONA O USO DOS SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS E A RECEITA

As operadoras duplicam a receita com os serviços de transmissão de dados com o lançamento dos serviços avançados

| English | Espanol |

COSTA MESA, Califórnia, 29 de setembro de 2003 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a plataforma CDMA2000® da terceira geração (3G) lidera os serviços de transmissão de dados, segundo o número de assinantes, a ampla gama de aplicativos avançados que o sistema suporta e o aumento da receita que gera para asoperadoras.

Há mais de 54 milhões de assinantes da plataforma CDMA2000 no mundo todo que têm acesso aos serviços de transmissão de dados em alta velocidade. Segundo o banco de dados da EMC Worldwide, os assinantes da plataforma CDMA2000 são responsáveis por mais de 55% dos usuários de dados no mundo inteiro.

Os assinantes da plataforma CDMA2000 3G geram uma receita significativamente mais alta, ou seja, até 50% a mais do que os assinantes dos serviços 2G. Pelo fato da plataforma CDMA2000 poder suportar uma gama compulsiva de serviços de transmissão de dados, estes serviços oferecidos são responsáveis pela maior parte deste aumento. Algumas operadoras reportam que a receita referente ao serviço de transmissão dados proveniente dos assinantes da plataforma CDMA2000 1xEV-DO aumentou em 1,100% em relação aos assinantes de serviços 2G, representando 30% da receita total gerada por estes assinantes de serviços 3G.

“Os serviços de transmissão de dados estão se tornando uma importante fonte de receita para as operadoras e a plataforma CDMA2000 já está oferecendo resultados positivos às operadoras”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Ao capitalizar sobre as capacidades da plataforma CDMA2000 para a transmissão de dados em alta velocidade e a ampla seleção de aparelhos manuais com funcionalidades aprimoradas, as operadoras podem lançar uma vasta gama de serviços avançados de multimídia que estimulam a demanda dos consumidores e geram uma receita significativa. Para algumas operadoras da plataforma CDMA2000, a receita referente à transmissão de dados praticamente duplicou no segundo trimestre de 2003 em comparação ao ano passado. Esta tendência continuará à medida que mais assinantes migram para a plataforma CDMA2000 e as operadoras lançam mais serviços de multimídia que geram altas receitas”.

Com uma típica transmissão de dados de 60 a 100 kbps nas redes CDMA2000 1X e de 300 a 600 kbps nos sistemas CDMA2000 1xEV-DO, as operadoras podem oferecer uma variedade de serviços adequados às transmissões em alta velocidade, como, por exemplo, vídeo em demanda (VOD), música em demanda (MOD), videofone, MMS e transmissão em TV. Estes serviços que geram receita já estão se tornando bastante populares. A KTF da Coréia, por exemplo, reporta que o serviço VOD é o “aplicativo-chave” para seus respectivos assinantes, sendo responsável por 51% de todos os downloads.

As operadoras da plataforma CDMA2000 de todos os principais mercados reportaram um aumento na demanda por serviços avançados, além de um aumento significativo na receita referente à transmissão de dados no segundo trimestre de 2003.

  • A SK Telecom (Coréia) reportou que a receita proveniente dos serviços de transmissão de dados, como, por exemplo, Internet móvel, transmissão de mensagem de texto, GPS e e-commerce, aumentou em 91% no segundo trimestre de 2003 em relação ao mesmo período do ano passado. Os assinantes da plataforma CDMA2000 1xEV-DO formam 6% da base de assinantes, já sendo responsáveis por 12% da receita total da operadora.
  • Os assinantes da plataforma CDMA2000 3G da KDDI (Japão) geram 18% a mais na receita do que os usuários do serviço 2G, e o serviço de transmissão de dados representam 23% da respectiva conta mensal.
  • A Verizon Wireless (América do Norte) reportou que o uso do serviço Get It NowSM, que oferece jogos, toques de chamada e outros aplicativos de dados, obteve 2,5 milhões de downloads que geram receita por mês.
  • A Sprint (América do Norte) reportou que o número de assinantes do PCS Vision(SM) , o serviço avançado de CDMA2000 para a transmissão de dados wireless, aumentou no segundo trimestre de 2003 atingindo 2,1 milhão de usuários.
  • A Vivo, a maior operadora na América do Sul, reportou que no ano passado houve um aumento de 53% da sua base de assinantes da plataforma CDMA2000, enquanto que a receita referente à transmissão de dados apresentou um sólido aumento de 131%.

“O CDMA domina claramente o atual mercado de transmissão avançada de dados”, continuou Perry LaForge, “Com o fraco desempenho e a compreensão decepcionante dos serviços com base no GPRS, bem como melhorias marginais nas tarifas de transmissão de dados e uma disponibilidade muito limitada de aparelhos manuais oferecida pela EDGE, o CDMA continuará a fortalecer sua liderança nos próximos anos”.

As estatísticas sobre os assinantes e as informações sobre a implementação da plataforma CDMA2000 estão disponíveis no website do CDG: www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial sem fins lucrativos formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias cdmaOneTM e CDMA2000. As 110 empresas associadas do CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados à CDMA. Os números de assinantes divulgados neste press release são estimativas fornecidas trimestralmente por terceiros e não foram verificados independentemente pelo CDG. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com Valerie Christopherson da CDG News Bureau através do telefone +1-714-540-1030, ramal 14, e-mail vchristopherson@bockpr.com, ou visite o website do CDG: www.cdg.org.