CDMA Technology
Members Sign-In
CDMA2000 DOMINA O MERCADO 3G COM MAISDE 50 MILHÕES DE ASSINANTES

Operadoras do mundo inteiro continuam com a rápida implementação das redes 3G

| English | Spanish |

COSTA MESA, Califórnia, 15 de julho de 2003 - O CDMA Development Group (CDG) (wwwassinantes globais do CDMA2000® superou 50 milhões em maio de 2003,considerando que o setor de CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código) continua a liderar em implementações e crescimento de 3G nomundo todo.

Atualmente, a rede CDMA2000 está dominando o mercado 3G. Há 53 redes comerciais em 29 países em seis continentes, e cerca de 17 outras redes estão programadas para serem implementadas no segundo semestre de 2003. O número de assinantes de CDMA2000 cresceu em 18 milhões nos primeiros cinco meses de 2003, sendo responsável por mais de 99% do mercado 3G total.

Operadoras do mundo todo estão se beneficiando da capacidade e das vantagens da transmissão de dados em alta velocidade que a rede CDMA2000 oferece. A KDDI continua a liderar o crescimento de assinantes no Japão, principalmente devido à grande demanda dos clientes pelos serviços CDMA2000. A KDDI está acrescentando uma média de 600.000 assinantes de CDMA2000 por mês e espera que 90% de seus clientes tenham migrado para a rede CDMA2000 até março de 2004.

A Ásia é o maior mercado de CDMA2000, contando com cerca de 30 milhões de assinantes. No entanto, o mercado norte-americano está crescendo rapidamente e já registra mais de 20 milhões de usuários. A América Latina lidera o número de implementações com 19 redes comerciais em 12 países por toda a região.

Diversas operadoras TDMA, inclusive a BellSouth Colombia, BellSouth Guatemala e a Midwest Wireless nos Estados Unidos, migraram para a rede CDMA2000 nos últimos três meses. A rede CDMA2000 oferece quatro vezes mais capacidade do que os sistemas TDMA, que é particularmente benéfico para as operadoras latino-americanas que precisam atualizar suas redes para poder atender à demanda cada vez maior pelos serviços sem fio em seus respectivos mercados.

"A CDMA2000 apresenta uma liderança de comando no mercado global 3G", disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "O CDG espera que a rede CDMA2000 mantenha sua posição dominante à medida que novas redes sejam implementadas e que as operadoras continuem a implementar rapidamente os serviços".

Várias operadoras estão migrando para a rede CDMA2000 1xEV-DO, a próxima geração em tecnologia de dados de comunicações em alta velocidade, capaz de distribuir dados a taxas de até 2,4 Mbps. Cinco operadoras na Ásia, América do Norte e América Latina já implementaram esta rede a nível comercial, e outras quatro, inclusive a Verizon e a KDDI, lançarão a rede até o fim do ano. Com velocidades médias de transmissão de dados entre 300 e 600 kbps, a rede 1xEV-DO oferece acesso à Internet e Intranets com velocidades comparáveis a qualquer solução de banda larga com linha fixa, como as conexões por cabo ou DSL. Na Coréia do Sul, a SK Telecom anunciou seu mais recente serviço de 1xEV-DO: conferência por vídeo em tempo real, e a KTF oferece vídeo em fluxo por demanda, inclusive transmissão em TV, vídeos musicais, clipes de esportes e conteúdo personalizado.

Informações sobre o CDG

O CDMA Development Group é uma associação comercial sem fins lucrativos formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA em todo o mundo. As 110 empresas associadas do CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 indivíduos trabalhando em vários subcomitês do CDG para tratar de assuntos relacionados a CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, contate Valerie Christopherson no CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030, ramal 14, e-mail vchristopherson@bockpr.com, ou visite o website do CDG em www.cdg.org.