CDMA Technology
Members Sign-In
CDMA2000 REACHES 30 MILLION SUBSCRIBER MARK

CDMA2000 Atinge a Marca de 30 Milhões de Assinantes;
Continua Rápida Expansão de 3G

Redatores de Negócios & Repórteres de Alta Tecnologia

| English | Spanish |

COSTA MESA, Califórnia --10 de fevereiro de 2003-- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) informou que a base de assinantes do CDMA2000 superou 30 milhões em janeiro de 2003.

A indústria de CDMA (Acesso Múltiplo Por Divisão de Código) continua a liderar em implantações de 3G (Terceira Geração), crescimento de assinantes e a trazer produtos e serviços avançados para o mercado.

2002 viu uma expansão tremenda do CDMA2000. 27 operadoras lançaram redes de CDMA2000, aumentando o número de sistemas comerciais para 37 em cinco continentes. Além disso, três operadoras introduziram a CDMA2000 1xEV-DO, a mais avançada tecnologia de dados de comunicações sem fios disponíveis no mercado atualmente, capaz de distribuir dados a taxas de até 2,4 Mbps.

O número de assinantes de CDMA2000 aumentou cerca de nove vezes e agora responde por mais de 20% do total de usuários de CDMA. Na Coréia, o CDMA2000 conquistou mais de 50% do mercado depois de apenas dois anos de serviço.

Os serviços do CDMA2000 são um verdadeiro sucesso de mercado,demonstrando que há uma demanda significante por aplicações de 3G como download de clipes com exibição de vídeo, música e fotografias, serviços baseados em localização e navegação na Web.

Um dos fatores fundamentais deste sucesso é a disponibilidade ampla de produtos atrativos a preços atraentes: existem mais de 250 dispositivos de CDMA2000 disponíveis comercialmente com recursos avançados como telas em cores, câmeras e reprodutores de MP3.

"Com desenvolvimentos adicionais e crescimento exponencial da base de assinantes, esperamos que o CDMA 2000 continue a dominar a 3G em 2003 e além", disse Perry LaForge, diretor executivo da CDG.

"Aproveitando a robustez e as capacidades de dados de alta velocidade do CDMA2000, as operadoras poderão ampliar a gama de suas ofertas de serviços avançados, criando maior valor para os consumidores e maiores receitas globais."

Em 2003, 22 redes de CDMA2000 adicionais estão previstas para serem implantadas e a base de assinantes deve dobrar. O Deutsche Bank estima que mais de 66% dos equipamentos portáteis de CDMA distribuídos neste próximo ano serão de 3G.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização mundial do cdmaOne(TM) e CDMA2000. As 110 companhias membros do CDG incluem muitas das maiores operadores de comunicações sem fios e fabricantes de equipamentos do mundo.

As principais atividades do CDG incluem desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente existem mais de 500 indivíduos trabalhando em vários subcomitês do CDG em assuntos relacionados a CDMA.

Para obter mais informações sobre o CDG contate Valeria Christopherson no CDG News Bureau em 714/540-1030, ramal 14, e-mail:vchristopherson@bockpr.com ou visite o website do CDG em www.cdg.org.