CDMA Technology
Members Sign-In
DISPOSITIVOS CDMA2000 JÁ DISPONÍVEIS NA AMÉRICA LATINA

Os aparelhos CDMA2000 oferecem acesso aos serviços avançados de multimídia

| English |

COSTA MESA, Califórnia, 4 de agosto de 2003 - O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que há mais de 240 dispositivos capacitados pela plataforma CDMA2000® para as freqüências de 800 e 1900 MHz disponíveis para serem utilizados na América Latina. Estes dispositivos são fabricados por 40 revendedores líderes de aparelhos, incluindo a AnyDATA, Audiovox, Curitel, Gemplus, GTRAN, Kyocera, LG Electronics, Motorola, Nokia, Samsung, Sierra Wireless e Sanyo.

Os aparelhos CDMA2000, as placas para PC e os PDAs oferecem funcionalidades avançadas, como, por exemplo, telas em cor, câmeras, vídeo em fluxo, reconhecimento de voz e a tecnologia GPS. Estes aparelhos oferecem também acesso aos vídeos musicais, transmissão pela Internet e desenhos animados baixados a velocidades de até 144 Kbps em redes 1X CDMA2000 e de até 2,4 Mbps em redes 1xEV-DO CDMA2000. Os aparelhos CDMA2000 são inversamente compatíveis com a rede cdmaOneTM e a tecnologia análoga, um importante benefício para as diversas operadoras da região que ainda contam com uma ampla cobertura análoga. A economia relacionada com a proporção e as oportunidades para alavancar o design e os componentes comuns entre as gerações dos produtos CDMA levou à redução constante do preço dos aparelhos CDMA2000. Atualmente, os dispositivos CDMA2000 da 3G de baixo custo são cotados de maneira competitiva com muitos telefones da 2G.

"A plataforma CDMA2000 está se expandindo rapidamente na América Latina: há 21 redes ativas e outras cinco estarão funcionando até o final do ano," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Um dos principais fatores que contribuíram para este sucesso é a disponibilidade dos aparelhos. A plataforma CDMA2000 oferece a mais ampla seleção de dispositivos com as funcionalidades mais avançadas em comparação a qualquer tecnologia concorrente na região."

A América Latina é um dos mercados que cresce com mais rapidez no setor de rede CDMA. Mais de 28 milhões de assinantes, ou seja, cerca de um em cada quatro usuários de serviços sem fio na região, utilizam os serviços CDMA e a base de assinantes está crescendo a uma taxa de 30% ao ano. Há 35 operadoras de serviços CDMA da 2G e 3G em 19 países, inclusive nos principais mercados como a Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela.

O CDG está patrocinando a Conferência Anual Regional da América Latina sobre CDMA 2003 a ser realizada no Rio de Janeiro nos dias 13 e 14 de agosto. Pelo segundo ano consecutivo, a Conferência irá enfocar nos benefícios da plataforma CDMA2000 em fornecer serviços e aplicativos inovadores e que geram receita. As operadoras de serviços sem fio Brasil Telecom, Korea Telecom Freetel, SK Telecom, SmartCom, Sprint, Telefonica del Peru, Verizon Wireless, Vesper e Vivo compartilharão seu conhecimento e experiência com a implementação da rede CDMA2000 com uma audiência de operadoras regionais, revendedores de equipamentos, fornecedores de conteúdo, desenvolvedores de aplicativos, a mídia e analistas em um dia e meio de conferência. As operadoras e a mídia poderão participar gratuitamente da conferência. Para obter mais informações sobre a Conferência Regional da América Latina sobre CDMA, visite o website do evento em http://www.networkeventos.com.br/cdma_conference.

CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA. As 110 empresas associadas do CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional. Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados à CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com Valerie Christopherson da CDG News Bureau através do telefone +1(714) 540-1030, ramal 14, e-mail vchristopherson@bockpr.com ou visite o website do CDG em www.cdg.org.