CDMA Technology
Members Sign-In
RELATORIO DA PESQUISA DE PATRIMONIO INDEPENDENTE DA MORGAN STANLEY CONCLUI QUE OPERADORAS DE CDMA200 LIDERAM NAS TECHNOLOGIAS DE 3G

Relatório da Pesquisa de Patrimônio Independente da Morgan Stanley Conclui que Operadoras de CDMA2000 Lideram nas Tecnologias de 3G

| English | Spanish |

COSTA MESA, Calif., 5 de agosto de 2002 -- Disponibilidade, Confiabilidade, Acessibilidade a Dispositivos e Economia Oferecem para as Operadoras de CDMA2000 Vantagem Competitiva

Um relatório recente sobre uma pesquisa de patrimônio independente sobre tecnologias sem fio feita pela Morgan Stanley, uma firma de serviços financeiros globais e líder do mercado de papéis, de gerenciamento de investimento e de serviços de crédito, colocou a CDMA2000 como líder de oferta de serviços de 3G.

A pesquisa conduzida para este relatório foi baseada nas experiências reais das operadoras na Ásia, a única região com tecnologias de 2.5 e 3G comercialmente disponíveis, incluindo GPRS, W-CDMA, CDMA2000 1X e CDMA2000 1xEV-DO. Um resumo executivo do relatório chamado de "Wireless Technology: Who is ahead?" (Tecnologia Sem Fio: Quem está na frente?) pode ser vista no Web site do Grupo de Desenvolvimento (CDG) da CDMA no www.cdg.org.

"A extensa pesquisa da Morgan Stanley concluiu que as operadoras de CDMA2000 estão a frente de seus concorrentes na oferta comercial de serviços de 3G", disse Luiz Carvalho, diretor gerente de serviços sem fio da Morgan Stanley. "Os fatores contribuintes para o sucesso do CDMA2000 são: a facilidade da migração, baixo requerimento de capex, compatibilidade com dispositivos anteriores, permitindo a conexão entre redes de 2G de 3G, e menor preço do dispositivo".

De acordo com o relatório, os principais benefícios do CDMA2000 comparado com outras tecnologias de 3G são:

  • Fator econômico - p CDMA2000 requer um menor capex na atualização da rede de dados. No Japão, a KDDI irá investir 25% menos capital para migrar para CDMA2000 1xEV-DO do que a NTT DoCoMo irá gastar na criação da sua própria rede de W-CDMA. Da mesma forma, nos EUA, a Sprint PCS gastará $8,00 por POP para implementar o CDMA2000 1xEV-DV, enquanto que outras operadoras terão que investir o triplo desta quantia para atualizar seu W-CDMA.
  • Economia da escala - a Morgan Stanley espera entregar 25 milhões dedispositivos
    CDMA2000 1X em comparação com 3.4 milhões de dispositivos W-CDMA mundialmente até o final de 2002. Este maior volume baixa os preços dos dispositivos.
  • Capacidade - o ganho da capacidade da tecnologia CDMA2000 1X reduz significantemente o capex para as operadoras, quando comparado com outras tecnologias.

Outro resultado importante da pesquisa foi que o CDMA2000 oferece uma maior receita para as operadoras. A KT Freetel anunciou que os usuários CDMA2000 1X de tela colorida geram 380% mais de dados ARPU and 54% mais de receita total do que os assinantes de 2G. A SK Telecom também concluiu recentemente que o ARPU maior dos serviços de Internet e de dados de 3G contribuíram para um aumento de 39% da receita e 42% para o aumento da receita líquida do primeiro semestre de 2002.

"A análise independente da Morgan Stanley das tecnologias de 3G confirma que o CDMA2000 é definitivamente o líder da oferta de 3G", disse Perry LaForge, diretor executivo da CDG. "A maior receita, o investimento mais baixo e a facilidade de migração que as tecnologias
CDMA2000 oferecem são fatores cruciais para que as operadoras migrem para 3G. O CDMA2000 continuará a aproveitar este momento nos próximos meses com utilizações comerciais extras, novos dispositivos e aplicações de alta margem".

A CDG reportou que existe 16 redes 3G CDMA2000 comerciais com uma base global de mais de 13 milhões de assinantes. Além disso, existe mais do que 124 dispositivos que fornecem acesso para os usuários sem fio a aplicativos 3G, incluindo mensagem de multimídia, vídeos de música coloridos, funcionalidade de câmera e de vídeo de filme, transmissão e transferência de Internet de 144 Kbps nas redes CDMA2000.

O CDMA2000 1xEV-DO, utilizado comercialmente pela KT Freetel e pela SK Telecom na Coréia, permite que os usuários móveis experimentem a Internet móvel e aplicativos ricos de multimídia com velocidade de dados mais alta de até 2.4 Mbps - seis vezes mais do que a velocidade dos sistemas de terceira geração da concorrência.

O Grupo de Desenvolvimento CDMA é uma associação sem fins lucrativos criada para incentivar o desenvolvimento, a implementação e o uso mundial do cdmaOne(TM) e do CDMA2000. As 110 companhias membro do CDG são muitas das maiores operadoras sem fio e fabricantes de equipamento do mundo.

As principais atividades do CDG são: desenvolvimento das funções e dos serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e apoio internacional. Atualmente existe mais do que 500 indivíduos trabalhando com vários subcomitês da CDG em assuntos relacionados com o CDMA.

Para mais informações sobre o CDG, contate Valerie Christopherson do CDG News Bureau no telefone 714/540-1030, ext. 14, e-mail vchristopherson@bockpr.com, ou visite o Web site da CDG no www.cdg.org.

***cdmaOne é uma marca comercial da CDG.