CDMA Technology
Members Sign-In
A ITU (International Telecommunications Union) Reconheceu a Tecnologia CDMA2000 1xEV-DO como Padrão do IMT-2000

o CDMA2000 Conquista Outro Marco e Amplia sua Liderança

| English | Español |

COSTA MESA, Califórnia - 13 de agosto de 2001 - O CDG (CDMA Development Group) (www.cdg.org) informou hoje que a tecnologia CDMA2000 1xEV-DO (Data Only) foi reconhecida como padrão do IMT-2000 3G pela ITU (International Telecommunications Union) durante a conferência WP8F do ITU-R, que teve lugar recentemente em Estocolmo. O padrão será agora submetido ao SG-8 do ITU-R durante a reunião de novembro em Genebra, para uma aprovação formal. A tecnologia CDMA2000 1xEV (abreviação de 1X Evolution) é parte da evolução da CDMA2000 1X, um padrão IMT-2000 disponível comercialmente que oferece taxas de dados de até 307 kbps e está sendo instalado por várias operadoras em todo o mundo. O CDMA2000 1xEV-DO foi otimizado para oferecer suporte a uma taxa de pico de 2,4 Mbps em canais padronizados de 1,25 MHz, visando aplicações com equipamentos fixos, móveis e portáteis. Uma série de operadoras está testando a tecnologia CDMA2000 1xEV-DO por todo o mundo; as empresas coreanas SK Telecom e KT Freetel já anunciaram planos para lançá-la comercialmente no início do próximo ano.

"Estamos bastante satisfeitos com o trabalho que a ITU está realizando para dar continuidade à evolução da família de padrões IMT-2000", afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Os padrões do CDMA2000 permitem que as operadoras 'façam mais com menos' e distribuam recursos aprimorados utilizando uma faixa bastante reduzida do espectro. Além disso, esses padrões não estão limitados às operadoras da tecnologia cdmaOneä, estando também disponíveis às operadoras de sistemas TDMA, analógicos e GSM, assim como às novas operadoras licenciadas para 3G".

Ainda segundo LaForge, "A tecnologia CDMA2000 parece ser uma dos poucas questões já definidas em um mercado altamente confuso como o 3G. As vantagens de custo e tempo de lançamento dos padrões CDMA2000 como via de migração para as operadoras de TDMA, GSM e CDMA estão bem documentadas em uma série de estudos (consulte o site www.cdg.org). Ao contrário de outras vias de migração ainda em discussão, a tecnologia CDMA2000 é real e suas vantagens são bastante claras. O CDMA2000 1xEV-DO só veio ampliar ainda mais essas vantagens, ao proporcionar um throughput extremamente elevado em uma pequena faixa do espectro - oferecendo assim aos provedores de serviços sem fio uma solução de acesso por banda larga bastante atraente, quando comparada às soluções com fio, tais como as tecnologias DSL e por cabo".

O CDMA Development Group é uma associação comercial sem fins lucrativos formada para promover o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias cdmaOneä e CDMA2000 em nível mundial. Entre as 110 empresas-membros do CDG estão vários dos principais fabricantes de equipamentos sem fio e das maiores operadoras de sistemas sem fio de todo o mundo. As atividades principais do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços para CDMA, relações públicas, cursos e seminários, questões de regulamentação e suporte internacional. Existem atualmente mais de 500 pessoas trabalhando em diversos subcomitês do CDG relacionados a questões da tecnologia CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com Valerie Christopherson, do CDG News Bureau, pelo telefone 714/540-1030, ramal 17, ou envie um e-mail para vchristopherson@bockpr.com; ou então visite o website do CDG no endereço www.cdg.org.