CDMA Technology
Members Sign-In
CDMA2000 Será a Primeira Tecnologia de Terceira

Geração Implantada no Brasil; Telesp Celular Testa o CDMA2000 - 1X - Para Fornecimento de Serviços de Terceira Geração

| English | Spanish |

COSTA MESA, Calif. -- 4 de abril de 2001 -- O CDMA Development Group (CGD; www.cdg.org) anunciou que o CDMA2000 (1X) continua sua expansão global com o anún-cio da brasileira Telesp Celular para oferecer serviços de3G a partir do quarto trimestre de 2001.

Durante uma coletiva de imprensa recente no Congresso da Telexpo em São Paulo, a Telesp Celular anunciou o primeiro teste de mercado do sistema CDMA2000 (1X). Com cerca de 5 milhões de assinantes, a Telesp Celular pretende fornecer serviços de 3G a seus assinantes nas áreas metropolitanas do Brasil em sua primeira fase de implantação.

Com serviços já sendo fornecidos na Coréia, o CDMA2000 (1X) permanece sendo o primeiro e único padrão wireless do mundo a permitir o fornecimento de serviços de 3G atualmente.

Segundo Perry LaForge, diretor executivo do CDG: "A decisão da Telesp Celular de usar o CDMA2000 (1X) para o fornecimento de seus serviços de 3G coloca a operadora na dianteira ao trazer os serviços avançados aos consumidores de wireless no Brasil. O CDG aplaude seu compromisso em fornecer serviços de última geração de qualidade, e pretende continuar a trabalhar com a comunidade de operadoras da região para promover um maior crescimento do CDMA."

O CDMA2000 (1X), um padrão de CDMA 3G do IMT-2000, traz serviços de 3G ao mercado e estabelece a base para uma ampla gama de serviços de informação multimídia em alta velocidade. O padrão propicia transmissão de dados por packet a 144 kbps, um aumento de duas vezes tanto na capacidade de comunicação por voz quanto no tempo de standby, e uma duração muito ampliada da bateria.

O caminho de migração para o CDMA2000 fornece benefícios significativos para as operadoras, habilitando os serviços de 3G ao mesmo tempo em que flexibiliza e protege os investimentos nos sistemas atuais.

O CDMA Development Group é uma associação comercial sem fins lucrativos formada para promover o desenvolvimento mundial, a implementação e o uso do cdmaOne(tm) e do CDMA2000. As 110 companhias membros do CDG incluem muitas das maiores operadoras e fabricantes de equipamentos do mundo.

As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento das características e serviços do CDMA, relações públicas, atividades educacionais e seminários, questões regulamentares e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em questões relacionadas ao CDMA.