CDMA Technology
Members Sign-In
Competição É Essencial No Mercado De Tecnologia Sem Fio Da América Latina

Alocação Do Espectro De 1900MHz Para PCS no Brasil É Oportunidade Para Aperfeiçoar A Competição

| English |

AOS EDITORES DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA:

SÃO PAULO, 4 de janeiro /PRNewswire/ -- Em seguida às recentes reuniões de consulta pública da ANATEL, referentes à alocação do espectro de PCS no Brasil, o CDMA Development Group (CDG) comentou hoje sobre a importância de um leilão de espectro que dê suporte ao aumento da concorrência dentro do setor brasileiro de comunicações com tecnologia sem fio. Mais particularmente, o CDG busca ressaltar os benefícios, para operadoras e consumidores, que traz a alocação de espectro de 1900MHz, inclusive o potencial de instalação rápida de serviços inovadores e competitivos tais como transmissão de dados em alta velocidade, telemática e posicionamento global.

"O CDG reconhece o papel histórico de liderança do Brasil ao determinar a alocação de espectro nas Américas, bem como o envolvimento ativo do país no processo de padronização IMT-2000", comentou Perry LaForge, Diretor Executivo do CDG. "O leilão do espectro de 1900MHz no Brasil é uma oportunidade para expandir os atuais serviços wireless, introduzir novos serviços e fomentar a competição, do que resultará um menor custo para os serviços sendo ofertados. Queremos continuar a trabalhar com a ANATEL e com a indústria das telecomunicações do Brasil para garantir que sejam considerados todos os fatores que afetam e resultam da alocação de espectro."

Continuou LaForge: "As operadoras brasileiras já têm disponíveis agora sistemas e aparelhos de infra-estrutura com tecnologia sem fio comercialmente provados e a preços competitivos, que podem ser instalados imediatamente no país. Isso é garantido pela alocação da banda de PCS de 1900MHz, que abre o mercado para todas as três mais importantes interfaces aéreas, dando às operadoras a mais variada gama de tecnologias, além de maiores opções e flexibilidade."

"Outro fator a considerar é o roaming global, uma vantagem que surge com a alocação do espectro de 1900MHz no Brasil, ao garantir a compatibilidade com as tecnologias digitais 2G que se encontram atualmente no mundo inteiro", comentou LaForge.

Atualmente, 24 operadoras nas Américas já instalaram serviços PCS em banda de 1900 MHz. A expansão do uso de PCS e espectro celular oferece vários benefícios ao setor, entre eles:

  • Maior economia de escala, por aproveitar uma base de fornecimento mais ampla
  • Redução da complexidade, ao reduzir o número de bandas necessárias
  • Redução do tempo de instalação, aproveitando-se a capacidade já instalada
  • Roaming simplificado e mais extenso, devido à maior consistência de banda.