O CDMA Development Group Patrocina Fórum Executivo em Buenos Aires

Expansão cdmaOne na América Latina Continua A Passos Largos

English | Español

BUENOS AIRES, Argentina, 29 de abril 1999 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que patrocinou um fórum executivo em Buenos Aires, Argentina no dia 28 de abril de 1999, quarta-feira, como parte das atividades em andamento do Grupo para dar suporte aos operadores que estão desenvolvendo a tecnologia cdmaOne através da região da América Latina. O fórum, que conta com a participação dos principais operadores de comunicações sem fio e a fio na Argentina e países vizinhos, é um exemplo da iniciativa do Grupo de compartilhar a expertise e as experiências de desenvolvimentos dos operadores comerciais e vendedores com o mercado sem fio de crescimento mais acentuado na América Latina.

"No último mês de agosto formamos um grupo de interesses para concentrarem seus recursos na América Latina, pois reconhecíamos que a região estava posicionada para um crescimento extraordinário para o cdmaOne. Com os contratos CDMA avaliados em cerca de $800 milhões anunciados nos últimos 6 meses, e o crescimento de assinantes em mais de 400% para CDMA na América Latina, nossos instintos a respeito da região estavam certos. Este fórum executivo em Buenos Aires é uma parte dos nossos esforços, de participar diretamente na região com os operadores e investidores que tenham escolhido ou estejam avaliando a tecnologia cdmaOne," disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Atualmente 26 operadores em 10 países selecionaram cdmaOne na América Latina para comunicações celulares, PCS e sem fio de laço local, com o Brasil, Chile, Guatemala, México, Peru, Porto Rico e Venezuela em operações comerciais."

Um dos mais recentes contratos concedidos para a CDMA foi na Argentina, onde o CTI Movil anunciou no dia 6 de abril de 1999 seus planos de implantar CDMA para a digitalização de sua rede nas cidades de Cordoba, Rosário, Mendoza, Mar del Plata, Tucuman, Paraná e Santa Fé. Comentando sobre a seleção do cdmaOne, Eduardo Menasce, presidente da CTI Movil disse, "a introdução desta nova tecnologia de ponta, disponível pela primeira vez neste país, confirma nosso compromisso de entregar serviço de qualidade para nossos clientes. Esta tecnologia permite-nos também acrescentar inúmeros serviços novos no nossa rede de telefonia móvel.

Com a tecnologia cdmaOne, operadores na América Latina podem oferecer aos clientes os serviços mais avançados disponíveis, numa plataforma sem fio digital de segunda geração, incluindo qualidade de voz próximo a linha-terrestre, 14.4 Kbps de capacidade de dados e privacidade aprimorada e proteção contra fraude, enquanto ao mesmo tempo estiverem colhendo os benefícios econômicos de maior capacidade e maior cobertura eficiente de cada estação de base CDMA. Os benefícios sobre outras soluções técnicas continuarão com sistemas da terceira geração, com a evolução cdmaOne já definida num custo efetivo, de maneira flexível. No próximo ano, serviços de 3G estarão disponíveis em bandas de espectro celular existente e PCS para operadores cdmaOne, incluindo índices de dados móveis de 144 Kbps, capacidade dupla e tecnologia para aumentos de stand-by e sleep-mode aprimorado.

"A flexibilidade para atualizar para 3G, como o mercado exige, com um mínimo de impacto para os clientes, é uma das muitas vantagens do cdmaOne. O CDG tem trabalhado com seus operadores e membros fabricantes, para assegurar que os aperfeiçoamentos da tecnologia sejam efetuados de uma maneira que preserve o investimento em equipamento e espectro existentes, e permite que sistema de 2G possa coexistir com solução 3G, para que todas as necessidades do cliente sejam satisfeitas," disse LaForge. "Temos estado extremamente felizes com o progresso do cdmaOne na América Latina e ao redor do mundo e acreditamos que o futuro seja ainda mais promissor, a medida em que os serviços 3G entrem para o mercado no próximo ano em redes cdmaOne."