CDMA Technology
Members Sign-In
CDMA se torna a mais rápida techlogia sem fio do mercado; são mais de 12 milhões de usuários da cdmaOne ao redor do mundo

Redatores de Negócios Terceiro Congresso Anual Mundial CDMA Centro de Raffles Cingapura

English | Español

CINGAPURA, 24 de junho de 1998 - Coincidindo com o Terceiro Congresso Mundial Anual CDMA, o Grupo de Desenvolvimento de CDMA (CDMA Development Group, CDG) anunciou quinta-feira que a cdmaOne se tornou a mais rápida tecnologia sem fio de todos os tempos. O anúncio foi feito em conjunto com a divulgação do número total de usuários da cdmaOne no Terceiro Congresso Mundial Anual CDMA em Cingapura. No total, são mais de 12,13 milhões de usuários em 34 países.

"Não surpreende que os consumidores tenham feito da cdmaOne a mais rápida tecnologia de todos os tempos", disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Tem a melhor qualidade de voz, a bateria de maior capacidade, penetração superior em ambientes fechados e um incrível suporte de vendas. E o número de usuários deve crescer exponencialmente, chegando a cerca de 60 milhões de clientes no ano 2000."

"Sua presença em nos maiores continentes do mundo comprovou sua força rural, como demonstrado pela escolha nacional coreana do cdmaOne WLL (Wireless Local Loop)", disse LaForge. "E mercados urbanos também se beneficiam da inigualável capacidade da cdmaOne."

A satisfação dos consumidores refletiu no crescimento dos usuários da cdmaOne. Em um levantamento feito pelas operadoras japonesas IDO e DDI, 80% dos pesquisados disse que a qualidade de voz da cdmaOne é "tão boa ou melhor" que o serviço com fio. Além disso, a Telecom Asia recentemente denominou a CDMA como a "hottest" tecnologia sem fio na Ásia.

Los Estados Unidos, clientes preferenciais concluíram que a CDMA era superior às tecnologias digitais concorrentes em ir ao encontro das necessidades de clientes. Citaram como benefícios mais privacidade e segurança, capacidade da bateria, qualidade de voz e confiabilidade.

Operadores e fabricantes globais adotam a cdmaOne

"O crescente número de utilizações e usuários da cdmaOne é testemunho do enorme sucesso dessa tecnologia", disse LaForge.

Nos dois anos e meio de vida da cdmaOne no mercado, 96 operadoras em 34 países ao redor do mundo elegeram esta tecnologia. Um total de 64 licenças de fabricação foi autorizado desde o lançamento. Destes licenciados, 11 fabricantes estão produzindo mais de 40 modelos de aparelhos que estarão disponíveis ao final do ano.

Como resultado dos esforços de operadoras e fabricantes membros do CDG, a cdmaOne ultrapassou todas as demais tecnologias digitais sem fio, com exceção da GSM (Global Systems Mobil) em número total de assinantes. O padrão europeu GSM está no mercado desde 1984.

TDMA (Time Division Multiple Access) - uma segunda tecnologia rival Chegou ao mercado muito antes que a cdmaOne, mas falhou em conquistar a mesma fatia de mercado.

"A cdmaOne não só atraiu muitos fabricantes e operadores, mas também recebeu o melhor input tecnológico do mundo destes mesmos fabricantes e operadores", disse La Forge. "Estamos dedicados a fornecer cada vez mais capacidades que vão dirigir a evolução contínua da cdmaOne. A plataforma cdmaOne é inigualável em fornecer migração rumo à próxima geração de sistemas."

Algumas iniciativas foram fundamentais para o sucesso da cdmaOne nestes últimos dois anos e meio:

Wireless Local Loop (WLL)

  • Atualmente utilizada em 18 países.
  • Vai estar em 30 países até o final do ano.
  • Sistemas cdmaOne WLL são algumas das mais maiores redes sem fio do mundo.
  • Características como maior qualidade de voz, extensão da área de roaming sem conexão e soluções para um futuro próximo fazem da cdmaOne o padrão mundial de fato.

Roaming internacional

  • Lançou a cdmaConnect em 23 de fevereiro.
  • Facilita o roaming end-to-end IS-41 entre redes.
  • Roaming automático cria crescimento significativo na satisfação do cliente.
  • Roaming automático também agiliza o roaming internacional, acabando com a necessidade de acordos de roaming.

Terceira geração sem fio

  • Advanced Systems Initiative fornece um caminho migratório facilitado das redes atuais para o sistema sem fio de terceira geração, cdmaOne de banda larga.
  • Novas características e serviços incríveis criados por taxas de transmissão de alta velocidade (144 kbps para móveis, 384 kbps para portáteis e 2 Mbps para fixas).
  • Cobertura expandida combinada com mobilidade transparente.
  • Infraestrutura e terminais amigáveis e de baixo custo.